Show simple item record

dc.contributor.authorMarczal, Diegopt_BR
dc.contributor.otherDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2010-10-27T11:19:58Z
dc.date.available2010-10-27T11:19:58Z
dc.date.issued2010-10-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24729
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, são apresentados os aspectos que justificam a necessidade de se projetar a implementar um controlador genérico de interatividade que possa ser aplicado e reutilizado por diversos objetos de aprendizagem. Os principais objetivos do controlador são detalhados em termos de acesso ao conteúdo e como ele enfatiza os aspectos metacognitivos envolvidos nas tarefas típicas de aprendizagem. Além disso, apresenta-se uma nova abordagem para utilizar os erros cometidos pelo aprendiz como uma ferramenta efi- ciente para reparar e construir o seu conhecimento. A arquitetura e a implementação do arcabouço denominado controlador de acesso reflexivo e retroativo indexado por erros (CARRIE) têm seus módulos principais descritos e exemplificados. Ao final, destacamse as limitações e as perspectivas sobre o mecanismo de retroação ao contexto de erros proposto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectProgramação orientada a objetos (Computação)pt_BR
dc.titleUm arcabouço que enfatiza a retroação a contextos de erro durante o acesso a conteúdos educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record