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dc.contributor.authorChiau, Angélica Violetapt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Vicentept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2010-10-22T13:33:45Z
dc.date.available2010-10-22T13:33:45Z
dc.date.issued2010-10-22
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24665
dc.description.abstractResumo: A educação tem papel fundamental no desenvolvimento dos países, e seus benefícios têm reflexos tanto nos indivíduos quanto na sociedade. Contudo, os custos para a obtenção da educação constituem grande preocupação para as famílias. No âmbito do ensino superior brasileiro, o debate sobre os custos é realizado em torno do denominado custo por aluno. O Ministério da Educação definiu a fórmula para o cálculo deste indicador de desempenho, e o Tribunal de Contas da União faz uso deste como forma de mensurar o desempenho das instituições federais de ensino superior. No entanto, para alguns estudiosos, este é um indicador que necessita de aprimoramento, na medida em que deixa de contemplar todos os aspectos inerentes à mensuração do desempenho dessas instituições, levando a um viés. Os gestores das instituições federais de ensino superior se defrontam com a redução de recursos para as suas operações, criando a necessidade de estabelecer estratégias no uso desses recursos. A ordem é alocar os recursos disponíveis de modo eficiente. O presente trabalho tem como principal objetivo comparar os custos de duas instituições federais de ensino superior brasileiras, de modo a identificar se as variações ocorridas ao longo dos anos analisados são significativas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleCustos nas instituições federais de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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