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dc.contributor.advisorGuindaste, Reny Maria Gregolin, 1949-pt_BR
dc.contributor.authorMatta, Sozângela Schemim dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-29T15:54:47Z
dc.date.available2020-05-29T15:54:47Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24561
dc.descriptionOrientador : Reny Maria Gregolin-Guindastept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1999pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Linguística de língua portuguesapt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir dos principios da teoria gerativa, este trabalho tem como objetivo analisar a competência lingüística de crianças consideradas "desviantes" do processo escolar, utilizando testes de compreensão de sentenças contendo orações relativas. Através da experimentação, foram testadas sentenças, vistas como "objetos lingüísticos" em dois grupos de crianças de séries iniciais de uma escola integrada em um Projeto de Extensão multidisciplinar, o qual originou o inicial interesse que culminou nesta pesquisa. Com base nos estudos de Sicuro Corrêa (1996), Grodzinsky (1989), Ouhalla (1991), Gregolin Guindaste (1996), entre outros, a análise dos dados foi direcionada em dois aspectos: primeiro, para verificar que circunstâncias estruturais são mais fáceis e/ou mais difíceis aos sujeitos e quais os fatores que se revelam como interferentes na compreensão dessas estruturas; segundo, se há correspondência entre os testes psicológicos realizados no projeto e os testes lingüísticos de compreensão das sentenças desta dissertação. 0 menor índice de acertos obtidos pelas crianças do Grupo do Projeto comparado ao desempenho do Grupo de Controle, cujo índice de acertos foi significativamente maior, apontam que a capacidade de compreensão dessas estruturas parece variar conforme uma certa capacidade cognitiva evidenciada pelo desempenho escolar. Estes testes lingüísticos de compreensão de orações relativas podem ainda ser comparados com os resultados dos testes psicológicos para validação de ambos os testes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Based on the principles of the Generative Theory, this work aims to analyse, by using tests for the understanding of sentences with relative clauses, the linguistic competence of a group of children whose educacional performance was considered to be deviant. Through experimentation, sentences taken as "linguistic objects", were tested with two groups of children from initial grades in a school which takes part in a multidisciplinary project. This project created the initial interest which ended up in this research. Inspired by the studies of Sicuro Corrêa(1996), Grodzinsky(1989), Gregolin-Guindaste(1996), among others, the analysis of data was oriented towards two aspects: the first one refers to which structural circumstances represent more difficulty to the subjects and which aspects may interfere in the comprehension of these structures. The second one is related to the possible correspondence between psychological tests, carried out in the project, and linguistic tests of sentence comprehension contained in this dissertation. The lowest score obtained by the children from the project compared to the performance of the control group, which score was significantly higher, pointing out that the capacity of the comprehension of these structure seems to vary according to a certain cognitive capacity shown by educacional performance. These linguistic tests for the understanding of sentences with relative clauses can also be compared to the results of psychological ones to make both valid.pt_BR
dc.format.extentviii, 161 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeoria gerativa ou gramática gerativa - Criançaspt_BR
dc.subjectCrianças - Aprendizagempt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleUm estudo sobre a compreensão das orações relativas com crianças em idade escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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