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dc.contributor.advisorCosta, Marta Morais da, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorPinto, Nilma de Almeidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T15:46:40Z
dc.date.available2019-12-04T15:46:40Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24547
dc.descriptionOrientador : Marta Morais da Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 06/07/2001pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho propõe uma leitura da obra Em busca do tesouro de Magritte, de Ricardo da Cunha Lima, a partir da construção do texto sob a ótica da combinação de duas formas narrativas diferenciadas, a saber, o texto verbal e o texto imagético, assim como a inovação que tal proposta de escrita aporta para o cenário da literatura destinada às crianças e aos jovens. O trabalho apresenta ainda outras obras do autor que, num certo sentido, já prenunciavam a construção do tecido narrativo da obra em questão ou que a ela passaram a dar continuidade. Discute-se também a presença do texto pictórico do pintor belga René Magritte e sua incursão pelo Surrealismo, corrente artística que norteou boa parte da produção do pintor, assim como sua utilização no texto de Ricardo da Cunha Lima. A partir desta conjunção dos textos escrito e imagético, pode-se analisar a obra e a construção da mesma, ou seja, como o Surrealismo presente nas telas de Magritte ecoa a construção do enredo, do narrador e das personagens na narrativa de Ricardo da Cunha Lima. Esta inovação na construção do tecido narrativo revela uma postura pós-moderna, principalmente ao colocar em discussão a questão da autoria na elaboração do texto. O intenso diálogo entre narrador, texto - escrito e imagético - e leitor reforça a postura pós-moderna e enfatiza os vários olhares existentes na obra, assim como traz para o cenário da literatura infantil e juvenil a discussão a respeito do estético. A necessidade da discussão, da explicitação a respeito do estético surge em função da visão que ainda hoje impera na literatura destinada a crianças e a jovens: a da preocupação pedagógica, um caráter utilitário e não necessariamente estético. Analisa-se, portanto, a obra Em busca do tesouro de Magritte também enquanto texto capaz não só de suscitar a discussão estética mas também de se apresentar como obra de ruptura dentro do marasmo e da mesmice da produção literária para jovens e crianças. Ressalta-se ainda o fato de a obra em questão dialogar com textos do passado literário como os contos de fada e a subversão aos elementos destes como a dicotomía Bem e Mal. Ao adotar uma postura paródica, o texto de Ricardo da Cunha Lima mais uma vez destaca a pós-modernidade pulsante em suas páginas.pt_BR
dc.description.abstractRésumé : Cette présente étude propose une lecture du récit A la recherche du trésor de Magritte, de Ricardo da Cunha Lima, à partir de la construction du texte sous l'optique de la combinaison de deux formes narratives différenciées, à savoir le texte verbal et le texte imagé, ainsi que l'innovation que telle proposition de l'écriture donne à l'image de la littérature destinée aux enfants et aux jeunes. L'étude présente encore d'autres récits de l'auteur qui, dans un certain sens, prévoyaient la construction du tissu narratif du travail en question ou qui lui donnèrent continuité. On discute aussi la présence du texte figuratif du peintre belge René Magritte et son incursion par le surréalisme, courant artistique qui influença une grande part de la production du peintre, comme aussi son utilisation dans le texte de Ricardo da Cunha Lima. Partir de cette combinaison des textes écrit et imagé, on peut analyser son travail et la construction du même, à savoir, comment le surréalisme présent sur les toiles de Magritte reflète la construcion de l'ensemble, du narrateur et des personnages dans la narration de Ricardo da Cunha Lima. Cette innovation dans la construction du tissu narratif révèle une position postmoderne, principalement mettant en discussion la question de l'auteur dans l'élaboration du texte. L'intense dialogue entre narrateur, texte - écrit et imagé - et le lecteur renforce la position postmoderne et emphatise les regards divers existants dans l'ouvrage ainsi qu'il apporte au plan de la littérature infantile et juvénile la discussion au sujet de l'esthétique. La nécessité de la discussion, de l'explication au sujet de l'esthétique surgit en fonction de la vision qui, aujourd'hui encore, règne dans a littérature destinée aux jeunes: la préoccupation pédagogique, un caractère utilitaire et pas nécessairement esthétique. On analyse, pourtant, le récit A la recherche du trésor de Magritte, pendant que le texte capable, non seulement de susciter la discussion esthétique, mais aussi de paraître comme un travail de rupture dans le marasme et la similitude de la production littéraire pour les jeunes et les enfants. 11 convient de noter le fait que l'ouvrage suscité, dialogue avec des textes du passé littéraire comme les contes de fée et la subversion aux éléments de ceux-ci comme le bien et le mal. En adoptant une position parodique, le texte de Ricardo da Cunha Lima, une fois encore, apparaît la post-modernité vivant dans ses pages.pt_BR
dc.format.extentix, 130 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMagritte, Renépt_BR
dc.subjectLima, Ricardo da Cunha - 1966-pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleRelação entre texto e imagem na obra Em busca do tesouro de Magritte, de Ricardo da Cunha Limapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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