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dc.contributor.advisorWatkins, Michael Alan, 1944-pt_BR
dc.contributor.authorGomes, Maria Lúcia de Castropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T17:55:51Z
dc.date.available2020-06-10T17:55:51Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24536
dc.descriptionOrientador : Michael Alan Watkinspt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 20/09/2002pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho se propôs a analisar a produção das consoantes velares oclusivas em palavras da língua inglesa, durante o aprendizado desse idioma, por dois alunos portadores de surdez profunda bilateral. Devido à falta de feedback auditivo, esses sujeitos, que foram oralizados em português, apresentam óbvias dificuldades de articulação. De acordo com o modelo de processamento da fala de Levelt (1989), procurou-se descrever e analisar os processos ocorridos nas palavras articuladas pelos sujeitos. As palavras escolhidas para análise continham os sons oclusivos velares surdos e sonoros em diversos contextos de sílaba e de acompanhamento vocálico. A análise articulatoria teve como suporte os programas GRAM (Hörne, Nair e Belhau), PRAAT (Boersma e Weenick) e SpeechStation2 (Sensimetrics Corporation) para análise acústica e foi embasada nas descrições de Ladefoged (1975) e Kent e Read (1992) para os segmentos da língua inglesa e de Russo e Behlau (1993) para os segmentos do português. A partir dos dados analisados, e das hipóteses levantadas sobre as dificuldades demonstradas pelos sujeitos na produção dos segmentos em questão, alguns outros problemas de articulação que se apresentaram durante o processo também foram listados. Ao final, é feito um apelo aos profissionais e pesquisadores, que de alguma forma se relacionam com o grupo a que fazem parte os sujeitos desta pesquisa, para que unam seus conhecimentos e suas forças visando a realização de mais trabalhos na área da Educação do Surdo e da ciência da fala como um todo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research was to analyze the production of velar stop consonants in English words, during the language learning process, by two profoundly deaf students. Due to lack of auditory feedback, these students, who were oralized in Portuguese, obviously present serious difficulties in articulation. Based on Levelt's model (1989) "The Speaker as Information Processer", the subjects' spoken words were described and the processes were analyzed. The words chosen to be analyzed had velar stop sounds, in the voiced and voiceless varieties, in several contexts of syllable and vowel adjacencies. The GRAM (Belhau and Nair), PRAAT (Boersma and Weenick) and SpeechStation2 (Sensimetrics Corporation) programs gave support to the analyses, which were based on the descriptions of English segments by Ladefoged (1975) and Kent and Read (1992), and of Portuguese by Russo and Behlau (1993). Based on the analyzed data and after some hypothesizing over the difficulties shown by the students during production of the segments in study, some other articulatory problems detected during the whole process were also listed. Finally, professionals and researchers who in any way deal with deaf people are asked to unite their knowledge and efforts, so that more research be conducted for the benefit of Deaf Education and Speech Science as a whole.pt_BR
dc.format.extentviii, 119 f. : il., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Consoantespt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleA produção das consoantes velares em inglês por alunos surdos brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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