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dc.contributor.advisorShima, Walter Tadahiro, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorStahnke, Anita Regina Mello da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T18:48:35Z
dc.date.available2022-09-02T18:48:35Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24488
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Walter Tadahiro Shimapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, 31/05/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 64-67pt_BR
dc.description.abstractResumo: A abordagem da Teoria dos Custos de Transação apresenta uma visão das instituições econômicas no capitalismo, focada nos custos de transações presentes na transferência de propriedade das mercadorias, quando das contratações entre fornecedor e comprador. O tamanho e a complexidade do mercado bancário, decorrentes do avanço tecnológico e da ampliação do fluxo de recursos financeiros, têm levado as instituições financeiras a buscarem alternativas que lhes garantam agilidade, eficiência, competitividade e aumentem sua lucratividade. Os bancos procuraram diferenciar-se com a especialização do atendimento, utilizando a estratégia da segmentação de clientes, que permite definir a indicação de oferta para cada tipo de cliente e antecipar suas necessidades, ampliando a parceria negocial banco-cliente. Dentro deste contexto, este estudo tem como objetivo analisar a estratégia do Banco do Brasil ao segmentar o atendimento dos clientes e especializando seus profissionais neste atendimento, destacando de que forma essa especialização voltada à segmentação impactou na rentabilidade da instituição. Após a descrição da segmentação implantada pelo Banco do Brasil no ano de 2001, foram identificados os custos de transação que englobam todos os tipos de despesas que a instituição financeira analisada possui.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The approach of Theory of the Transaction Costs presents a vision of the economic institutions in the capitalism, focused in the transaction costs present in the transference of merchandises property, when there are contracts between supplier and purchaser. The size and the complexity of the banking market, resulting from the technological advance and the increase of the financial resources flow, influence he financial institutions to search alternatives that guarantee agility, efficiency, competitiveness to increase their profitability. The banks aim at differentiate with the specialization of the customer services using the strategy of the segmentation of customers that allows to define the indication of offers for each type of customer and to anticipate their necessities, extending the business partnership between bank and customer. In this context, this study aims at analyze the strategy of the Banco do Brasil bank that is segmenting the customers services and specializing its professionals in this service, detaching how this specialization impacts in the profitability of the institution. After the segmentation description established by the Banco do Brasil bank in 2001, it was identified the transaction costs, that include all types of charges the analyzed financial institution possesses.pt_BR
dc.format.extent68f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBanco do Brasilpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCustos de transaçãopt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economicopt_BR
dc.titleEstratégia de segmentação implantadas pelo Banco do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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