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dc.contributor.advisorGuindaste, Reny Maria Gregolin, 1949-pt_BR
dc.contributor.authorLink, Deizi Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-15T22:33:22Z
dc.date.available2020-06-15T22:33:22Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24457
dc.descriptionOrientador : Reny Maria Gregolin Guindastept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 04/06/2002pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância de considerar a narrativa de sujeitos portadores de síndrome de Down em espaço de interação verbal, uma vez é nesse espaço que eles (re)constroem sua narrativa e em que se revelam como sujeitos com habilidade para o relato do real, e ao mesmo tempo revelam dificuldades para operar com a ficção. Com vistas a conhecer a síndrome de Down, apresentamos, no primeiro capítulo, o histórico, a classificação e suas causas de acordo com a literatura especializada, bem como a linguagem dos seus portadores. No segundo capítulo nos reportamos ao trabalho de PERRONI sobre narrativas de crianças consideradas normais e de CAMARGO sobre narrativas de crianças com síndrome de Down, destacando a análise comparativa que esta autora faz com o estudo de PERRONI. No terceiro capítulo, fazemos as considerações sobre a metodologia utilizada na coleta de dados. Em seguida, considerando o trabalho dessas duas autoras, analisamos, neste mesmo capítulo, os dados de quatro portadores da síndrome de Down, procurando evidenciar o potencial narrativo desses sujeitos, respeitando possíveis limites característicos da síndrome.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims at reflecting about the importance of considering the narrative of Down syndrome carriers individuals in environment of verbal interaction, provided that it is in that environment that he constructs/ reconstructs his narrative, in which he reveals himself as a subject with abilities to account reality and at the same time shows difficulties to operate with fiction. With the objective of knowing Down syndrome, in the first chapter we present the history, the classification and causes of that syndrome, according to specialized literature, as well as the language used by carriers. In the second chapter we refer to the work of PERRONI about narratives of children considered normal and the work of CAMARGO about narratives of children with Down syndrome, evincing the comparative analysis of this author with the study of PERRONI. In the third chapter we consider the methodology used in data collection. Afterwards, considering the work of those two authors we analyze data of four Down syndrome carriers, trying to make evident the narrative potential of those individuals, respecting possible limitations which are characteristic of that syndrome.pt_BR
dc.format.extentvii, 150 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDown, Síndrome dept_BR
dc.subjectAnalise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleA narrativa na síndrome de downpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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