Show simple item record

dc.contributor.advisorCosta, Marta Morais da, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorPerdigão, Noemi Henriqueta Brandão dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T15:08:16Z
dc.date.available2019-12-04T15:08:16Z
dc.date.issued1993pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24440
dc.descriptionOrientador: Marta Morais da Costapt_BR
dc.descriptionCoorientador :pt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1993pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Literatura brasileirapt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho analisa os contos maravilhosos de Marina Colasanti para observar em que medida eles retomam características dos contos tradicionais e em que medida inovam. Nó primeiro capítulo, estudamos algumas posturas teóricas sobre o mito: uma antropológica (Lévi- Strauss), uma psicanalítica (C. O. Jung) e uma ligada à linguagem (KCassirer). Também discutimos a questão do poético (O. Paz, M. Dufrenne e outros). No segundo capítulo, analisamos alguns contos maravilhosos tradicionais - de Perrault, dos irmãos Grimm e de Andersen - a partir de aspectos literários: tempo, espaço, personagens, linguagem, temática No terceiro, trabalhamos com os contos de Marina Colasanti, analisando-os e comparando-os à tradição. Concluímos pela permanência de alguns aspectos - ambiência maravilhosa, tempo e espaço pouco definidos, alguns personagens - e pela inovação em outros - linguagem poética, marca autoral, discurso feminino.pt_BR
dc.description.abstractRésumé : Ce travail analise les contes merveilleux de Marina Colasaxiti pour évaluer dans quelle mesure ils maintiennent les caractéristiques des contes de la tradition et dans quelle mesure ils innovent Au premier chapitre, nous avons étudié des courants théoriques qui s'occupent du mythe: un anthropologique (Lévi-Strauss), un psychanalitique (C. G. Jung) et un lié à la théorie du langage (E Cassirer). Nous avons discuté également la question du poétique (O. Paz, M. Dufrenne et d'autres). Au deuxième chapitre, nous avons analisé quelques contes merveilleux de la tradition - de C. Perrault, Jacob et Wilhelm Grimm et de H. C. Andersen - à partir des characteristiques littéraires, temps, espace, personnages, langage, thème. Au troisième, nous avons étudié les contes merveilleux de Marina Colasanti, en les analisant et en les comparant à ceux de la tradiiton. Nous avons conclu par la permanence de certaines caractéristiques - ambiance merveilleuse, temps et espace peu définis, quelques personnages - et par l'innovation en autres - langage poétique, marque d'auteur, discours féminin.pt_BR
dc.format.extentvii, 120 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectColasanti, Marinapt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleAs fadas fiam o fatum : a narrativa maravilhosa de Marina Colasantipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record