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dc.contributor.advisorGruginski, José Erasmo, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorSaliba, Márcia de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T18:05:17Z
dc.date.available2022-11-23T18:05:17Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24439
dc.descriptionOrientador: José Erasmo Gruginskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 23/08/2000pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Língua inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo : As pesquisas nas áreas da lexicología e psicolingüística têm relatado, cada uma sob sua perspectiva, a existência de unidades lexicais maiores que a palavra, funcionando como um item individual, quer como entrada isolada nos dicionários, quer como unidade no léxico mental e no processamento da linguagem. Os resultados destes estudos têm sido aplicados ao ensino de língua estrangeira, particularmente de inglês, originando propostas de utilização destes itens múltiplos como elementos básicos e centrais na elaboração de currículos. Observa-se, no entanto, que a multiplicidade de trabalhos sobre o tema não auxilia a compreensão da natureza desses agrupamentos de palavras. Esta dissertação busca, por meio de revisão bibliográfica, explicitar a descrição lingüística, examinar os fundamentos psicolingüísticos e discutir a aplicação didática desses compostos. Com relação às teorias lingüísticas, procura-se definir e identificar as unidades fraseológicas, investigando os princípios, critérios e classificações adotados pelos autores mais influentes das escolas de fraseología européia e anglo-americana. A análise psicolingüística dos chunks (agrupamentos de palavras) visa explicar este fenômeno à luz da teoria cognitiva, abordando pesquisas sobre os processos de aprendizagem e produção da linguagem, com ênfase nos estudos sobre aquisição de segunda língua. A necessidade e possibilidade da aplicação pedagógica das fórmulas e padrões são discutidas com base no desempenho de alunos de inglês como língua estrangeira, e nas sugestões de procedimentos didáticos propostos por professores/pesquisadores. As conclusões deste trabalho revelam que, embora haja diferenças na abordagem adotada pelas duas escolas de investigação fraseológica e divergências entre os autores, há muitos pontos em comum permeando todas as pesquisas. No entanto, faz-se necessário sistematizar os termos e classificações, bem como detalhar o funcionamento destas unidades lexicais no processamento da linguagem de modo a dirimir dúvidas, minimizar dificuldades metodológicas e homogeneizar a utilização didática das combinações fixas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Research on lexicology and psycholinguistics has brought in consideration the occurrence of word combinations, functioning as an individual item either as an entry in the dictionary or as a whole chunk in the mental lexicon and in language processing. The results of those studies have been applied to foreign language teaching, particularly in English, giving birth to curriculum design proposals centered on multiple-lexical items. However, it has been noted that those studies are not helpful in understanding the nature of the chunks of language. This dissertation aims at clarifying the linguistic description, analyzing the psycholinguistics underpinnings as well as discussing the pedagogical applications of those composites. Concerning the linguistic theories, this paper intends to define and identify the phraseological units, searching for principles, criteria and classifications adopted by the most influent researchers of both European and Anglo-American schools of phraseology. The purpose of the psycholinguistics analysis of chunks is to attempt to explain this phenomenon under the light of cognitive science, addressing theories of language learning and production, focusing on second language acquisition studies. Needs and possibilities of pre-fabricated language application in pedagogical practice are discussed based upon the performance of learners of English as foreign language, as well as on teachers and researchers' suggestions of procedures. The conclusions of this dissertation reveal that, although there are differences in the two phraseological approaches and controversial opinions among the researchers, we may find a growing common sense about the subject. Nevertheless, this study argues that terminology and classification systematization and a full description of the role of lexical units in language processing are required in order to solve doubts, face methodological difficulties and provide a homogeneous pedagogical treatment of fixed combinations.pt_BR
dc.description.abstractResumen : Las investigaciones en las areas de la lexiología y psicolingüística han sido relatadas, cada una a su perspectiva, la existencia de unidades lexicales más grandes que la palabra, funcionando como un ítem individual, aislada en los diccionarios o como unidad en el léxico mental y en el proceso del lenguaje. Los resultados de estos estudios han sido aplicados a la enseñanza de lengua extranjera, principalmente al inglés, originando propuestas de uso de estos ítemes múltiplos como elementos básicos y centrales en la elaboración de curricula. Se observa, sin embargo, que la multiplicidad de trabajos sobre ese tema no auxilia la comprensión de la naturaleza de esos grupos de palabras. Esa memoria busca, a través de revisión bibliográfica, aclarar la descripción lingüística, examinar los fundamentos psicolingüísticos y discutir la aplicación didáctica de esos compuestos. Con relación a las teorías lingüísticas, se itenta definir e identificar las unidades fraseológicas, investigando los principios, criterios y clasificaciones adoptados por los autores más influentes de la escuela de fraseología europea y angloamericana. El análisis psicolingüístico de los chunks ( agrupación de palabras) busca explicar ese fenómeno a la luz de la teoría cognitiva, abordando investigaciones sobre los procesos de aprendizaje y producción del lenguaje, con énfasis en los estudios sobre la adquisición de la segunda lengua. La necesidad y posibilidad de aplicación pedagógica de las fórmulas y padrones son discutidas con base en el desempeño de alumnos de inglés como lengua extranjera y en las sugerencias de procesos didácticos propuestos por profesores/ investigadores. Las conclusiones de este trabajo muestran que, aunque hayan diferencias en el abordaje adoptado por las dos escuelas de investigación fraseológica y divergencias entre los autores, hay muchos puntos en comum entre las investigaciones. Sin embargo se hace necesario sistematizar los términos y clasificaciones, así como detallar el funcionamento de estas unidades lexicales en el proceso del lenguaje, para sanar las dudas, minimizar dificultades metodológicas y homogeinizar la utilización didactica de las combinaciones fijas.pt_BR
dc.format.extentviii, 122 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLexicologiapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAnálise por agrupamento - Influências inglesaspt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleUnidades lexicais maiores que a palavra : descrição linguística, considerações psicolinguísticas e implicações pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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