Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamati, Anna Steghpt_BR
dc.contributor.authorPadilha, Solange Viaropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T21:21:33Z
dc.date.available2020-05-08T21:21:33Z
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24387
dc.descriptionOrientador: Anna Stegh Camatipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1996pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Literaturas de língua inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo Com base na estrutura tradicional da iniciação no modelo da procura do Santo Graal dentro das peças Cuchulain de William Butler Yeats, esse estudo visa dois objetivos diferentes, porém complementares: primeiramente, eu exploro cada peça como um ritual de iniciação independente; em seguida, analiso as cinco peças representando os diversos estágios do processo global de iniciação de Cuchulain. Eu mostro que o desejo de Yeats de resgatar as origens ritualísticas do teatro está intimamente ligado ao seu propósito de fazer com que a platéia participe ativamente do ato de tomar presentes ações exemplares a fim de levá-los a assumir uma postura heróica e tirá-los da inércia, numa tentativa de recuperar seu sentido de identidade nacional. Insatisfeito com a dessacralização do mundo pelo homem moderno, Yeats reage fortemente contra o teatro comercial e o materialismo abusivo de sua época. Ele volta às origens celtas e usa o folclore e a mitologia para proceder ao rejuvenescimento nacional. Yeats também empresta elementos do altamente simbólico drama Noh japonês, que lhe proporciona uma estética adequada para criar seu próprio teatro ritualístico. O uso da dança extática marca a interpenetração do natural e sobrenatural e intensifica o caráter sagrado do ritual, uma vez que a dança representa a fusão dos opostos numa síntese momentânea. No que diz respeito aos princípios filosóficos, eu evidencio que o xamanismo está na base do budismo — que gera o teatro Noh — e do druidismo — que dita a tradição e a doutrina celtas. Além disso, as filosofias oriental e druídica têm muito em comum com o sistema desenvolvido por Yeats em Uma Visão, em que ele exterioriza suas preocupações metafísicas, principalmente o sentido da relação íntima de todas as coisas no universo e a busca humana pela perfeição e a suprema unidade do ser. Através das peças Cuchulain, Yeats aponta para a necessidade de um ponto de equilíbrio, a que se chega após dura batalha entre forças antagônicas quando essas estão em potência máxima; o ritual da morte implica em regeneração; o indivíduo e a civilização como um todo passam por uma morte simbólica que acena para a possibilidade de renovação. Yeats acredita que a função da arte é revelar a realidade mais profunda além das aparências superficiais, e que o papel do poeta é semelhante ao do salvador ou xamã, cuja missão é curar e transformar a sociedade. Utilizando-se da experiência estética, ele pretende promover uma mudança intelectual em seus compatriotas a fim de encorajá-los a lutar pelos seus ideais e a reestabelecer o illud tempus.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Drawing upon the traditional structure of the initiation grail-type quest of William Butler Yeats's Cuchulain series, this study aims at two different though complementary objectives: first, it explores each play as an independent initiation ritual; second, it analyses the five pieces as the several stages of development of Cuchulain's initiation process as a whole. I have demonstrated that Yeats's desire to rescue the ritualistic origins of the theatre is intimately connected with his aim to make the audience participate in the re-actualization of exemplary actions so as to encourage them to assume a heroic posture and to shake them out of their inertia in an attempt to restore their sense of national identity. Discontent with the desacralization of the world by modern man, Yeats strongly reacts against the commercial theatre and the abusive materialism of his age. He goes back to Celtic roots and uses folklore and mythology to proceed the national rejuvenation. Yeats also borrows elements from the highly symbolic Japanese Noh drama, which provides him with an adequate aesthetics to create his own ritualistic theatre. The use of the climactic dance marks the interpénétration of the natural and supernatural and intensifies the sacred character of the ritual, since the dance represents the fusion of opposites into momentary synthesis. As concerning the philosophical principles, I have supplied evidence that shamanism is at the basis of both Buddhism — which gives birth to the Noh theatre — and Druidism — which dictates the Celtic tradition and doctrine. Besides, the Oriental and Druidic philosophies have much in common with the system developed by Yeats in A Vision, in which he conveys his metaphysical preoccupations, mainly the sense of interrelatedness of all things in the universe and the human search for perfection and ultimate unity of being. Throughout the Cuchulain plays Yeats points out the need for equilibrium, which is achieved only after a hard struggle between antagonistic forces that are at high power; the ordeal of death implies regeneration; the individual and civilization as a whole undergo symbolical death, which signals the possibility of renewal. Yeats believes that the function of art is to reveal a deeper reality beyond superficial appearances and that the role of the poet is parallel to that of the saviour or the shaman, whose mission is to heal and transform society. By means of the aesthetic experience, he intends to promote an intellectual change in his countrymen so as to encourage them to fight for their ideals and to re-establish the illud tempus.pt_BR
dc.format.extentix, 152 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMaterialismo - Teatropt_BR
dc.subjectTeatro - Materialismopt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleThe ordeal of death : Yeats's cuchulain playspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples