Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRenaux, Sigrid, 1938-pt_BR
dc.contributor.authorSchlemm, Martha Diaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T19:01:09Z
dc.date.available2022-04-11T19:01:09Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24354
dc.descriptionOrientador: Sigrid Paula Maria L. S. Renauxpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1985pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo examina a peça The Beggar's Opera de John Gay, como sendo o inicio de uma nova tradição no Drama Inglês - a ópera do mendigo. A partir da análise de certos elementos seminais, tais quais, entre outros, a sátira social e a paródia de formas teatrais precedentes, foi possível estabelecer que The Beggar's Opera proporcionou o surgimento de uma série dé óperas do mendigo como The Threepenny Opera, de Bertolt Brecht, Frank V, de Friedrich Dürrenmatt e a Opera do Malandro, de Chico Buarque de Hollanda. Essas peças também são analisadas neste estudo, com a intenção de mostrar como os elementos recorrentes encontrados em The Beggar's Opera são retrabalhados em cada peça, estabelecendo, assim, a fortuna da tradição da ópera do mendigo no Século Vinte. Na Introdução, começamos por definir os termos paródia e sátira, inerentes à dualidade incongruente do próprio titulo - The Beggar's Opera - como sendo o ponto de enfoque da discussão da tradipão. Continuando, procuramos esclarecer a controvérsia em torno de John Gay como o criador do gênero ópera-balada, através de uma discussão envolvendo uma revisão crítica, assim como a definição do. gênero. Finalmente, tendo definido o que se entende por ópera do mendigo, e tendo estabelecido as peças que compreendem o corpo desta tradição, propomos sua linha de desenvolvimento nos seguintes termos: tendo retrabalhado The Beggar's Opera, enquadrando-a dentro de seu conceito épico de teatro, Bertolt Brecht coloca sua The Threepenny Opera como uma nova linha da qual brotam a anti-brechtiana Prank V e a brechtiana Opera do Malandro. A Parte I - John Gay e The Beggar' s Opera - trata dos aspectos históricos que conduzem à composição da The Beggar's Opera e da análise textual na qual são colocados os elementos que constituem a base da tradição da opera do mendigo. A Parte II - Brecht e sua Progenia - é composta da análise de três peças. A análise da The Threepenny Opera como sendo a interpretação épica da The Beggar's Opera, com ênfase em suas alterações em relação â peça de Gay, colocando-a, assim, como uma segunda linha na tradição. É seguida das análises de Frank V e da Opera do Malandro, cada uma enfatizando seus aspectos anti-brechtianos e brechtianos, respectivamente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study examines John Gay's The Beggar's Opera as the initiator of a new tradition in English, drama - the beggar opera. From the analysis of certain seminal elements, such as social satire and parody of previous theatrical forms, among others, it has been possible to establish that The Beggar's Opera has given rise to a series of beggar operas, such as Bertolt Brecht's The Threepenny Opera, Friedrich Dürrenmatt's Frank V, and Chico Buarque de Hollanda's Opera do Malandro. These plays are also analysed in this study in an attempt to show how the recurrance of the elements found in The Beggar's Opera are reworked in each play, thus establishing the fortune of the beggar opera tradition in the Twentieth Century. In the Introdution we start by defining the terms parody and satire, inherent in the incongruous duality present in the very title. - The Beggar's Opera- as the focus of the discussion of the beggar opera tradition. We go on, then to clear up the controversy around John Gay as the creator of the genre ballad opera, through a discussion encompassing a critical review and the definition of the genre, as well. Finally, having defined what is understood by beggar opera and' having established the plays comprising the corpus of the beggar opera tradition, we propose the line of development of the tradition in the following terms: having reworked The Beggar's Opera to fit his epic concept of theatre, Bertolt Brecht has placed his The Threepenny Opera as a new source from which stem the anti-Brechtian Frank V, and the Brechtian Opera do Malandro. Part I - John Gay and The Beggar's Opera - deals with the historical aspects leading to the writing of The Beggar's Opera, and with the textual analysis of the play, in which the basic elements constituting the foundation of the beggar opera tradition are uncovered. Part II - Brecht and his Progeny - is comprised of the analysis of three plays. The analysis of The Threepenny Opera, as the epic interpretation of The Beggar's Opera, with emphasis on its changes in relation to Gay's play, thus placing it as a second source in the tradition. This is followed by the analysis of both Frank V and the Opera do Malandro, each emphasizing its anti-Brechtian and Brechtian characterises, respectively.pt_BR
dc.format.extentviii, 149 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLiteratura inglesa - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTeatro ingles - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleThe Beggar Opera traditionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples