dc.contributor.advisor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Vorpagel, Kary Simone | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T19:00:26Z | |
dc.date.available | 2022-09-22T19:00:26Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/24315 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | pt_BR |
dc.description | Disertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/02/2008 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 188-194 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse trabalho tem como objetivo construir fontes que permitam investigar os procedimentos utilizados por autores, no planejamento de suas coleções de livros didáticos de matemática para as séries finais do ensino fundamental. Em depoimentos, os autores descreveram o modo de seleção dos conteúdos e como estes são distribuídos nas diversas séries, além de falar sobre a estrutura (organização das seções) das unidades didáticas dos seus livros. Os autores entrevistados foram escolhidos tendo como critério a aprovação de suas obras no PNLD 2008, a eles foi enviado um questionário via e-mail e, posteriormente, foram convidados para entrevistas presenciais. As entrevistas foram textualizadas de acordo com critérios do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), constituindo fontes que podem ampliar a compreensão dos investigadores sobre os procedimentos utilizados por autores de livros didáticos no planejamento de suas obras, além de servirem de material para futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work serves the purpose of gathering sources in order to enable researches on the procedures employed by authors in planning their Mathematics student’s textbooks series for the ending grades of high school. In interviews, authors describe their method of selecting and ordering contents throughout the grades and lecture on the structure (section organization) of their books’ didactical units. Interviewees have been chosen on the criterion of their works’ approval by PNLD 2008. A questionnaire was first sent to them by e-mail, and later they were invited for oral interviews. Interviews have been textualized according to the criteria of Oral History and Mathematical Education Group (GHOEM), constituting sources capable of increasing the understanding of procedures employed by authors of student’s textbooks in planning their works and enriching the available data for future researches. | pt_BR |
dc.format.extent | 244 f. : il. [algumas color.], tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de matematica | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |