Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorVorpagel, Kary Simonept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T19:00:26Z
dc.date.available2022-09-22T19:00:26Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24315
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDisertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/02/2008pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 188-194pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho tem como objetivo construir fontes que permitam investigar os procedimentos utilizados por autores, no planejamento de suas coleções de livros didáticos de matemática para as séries finais do ensino fundamental. Em depoimentos, os autores descreveram o modo de seleção dos conteúdos e como estes são distribuídos nas diversas séries, além de falar sobre a estrutura (organização das seções) das unidades didáticas dos seus livros. Os autores entrevistados foram escolhidos tendo como critério a aprovação de suas obras no PNLD 2008, a eles foi enviado um questionário via e-mail e, posteriormente, foram convidados para entrevistas presenciais. As entrevistas foram textualizadas de acordo com critérios do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), constituindo fontes que podem ampliar a compreensão dos investigadores sobre os procedimentos utilizados por autores de livros didáticos no planejamento de suas obras, além de servirem de material para futuras pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work serves the purpose of gathering sources in order to enable researches on the procedures employed by authors in planning their Mathematics student’s textbooks series for the ending grades of high school. In interviews, authors describe their method of selecting and ordering contents throughout the grades and lecture on the structure (section organization) of their books’ didactical units. Interviewees have been chosen on the criterion of their works’ approval by PNLD 2008. A questionnaire was first sent to them by e-mail, and later they were invited for oral interviews. Interviews have been textualized according to the criteria of Oral History and Mathematical Education Group (GHOEM), constituting sources capable of increasing the understanding of procedures employed by authors of student’s textbooks in planning their works and enriching the available data for future researches.pt_BR
dc.format.extent244 f. : il. [algumas color.], tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matematicapt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Matemáticapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLivro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples