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dc.contributor.advisorFaraco, Carlos Alberto, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Sueli de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherSouza, Regina Maria dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanaspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-26T14:37:28Z
dc.date.available2020-05-26T14:37:28Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24287
dc.descriptionOrientador : Carlos Alberto Faracopt_BR
dc.descriptionCo-orientadora : Regina Maria de Souzapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho apresentamos um conjunto de ensaios sobre a educação bilíngüe para surdos tomando-a como um tema não apenas encerrado em teorizações lingüísticas formais, mas aprendendo-a em redes discursivas mais amplas, estabelecendo o diálogo com outras áreas de conhecimento como a Pedagogia e a Antropologia, a fim de que pudéssemos delimitar uma arena de confronto dos múltiplos discursos envolvidos em sua significação. Nosso estudo está organizado em duas partes, compreendendo, a primeira, dois ensaios voltados à análise crítica das bases epistemológicas sobre as quais estão assentados os principais discursos sobre a Surdez e os Surdos, neste momento histórico, e suas incursões axiológicas, relacionadas às identidades/alteridade surda e à educação bilíngüe, de modo geral. Somando-se à reflexão teórica, direcionamos nosso olhar, na segunda parte do trabalho, às perspectivas metodológicas do ensino de português como segunda língua para surdos, valendo-nos de uma pesquisa de campo desenvolvida com professores que trabalham em escolas comuns e especiais, no Estado do Paraná. Buscamos realizar uma análise de seus discursos e do que eles revelam sobre a prática, considerando-se as múltiplas variáveis envolvidas na implementação da proposta de bilingüismo, com ênfase às reflexões voltadas à aquisição da língua de sinais, como primeira língua, e do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, como segunda língua. Como forma de superar algumas das contradições identificadas e oferecer caminhos alternativos às práticas vigentes, nos ensaios que desenvolvemos propusemo-nos a avançar para os domínios metodológicos acerca do tema, propondo um conjunto de diretrizes voltadas às práticas de Ietramento no contexto da educação bilíngüe para surdos. Como pano de fundo à exegese que delineou a base epistemológica e teórica de nosso trabalho, buscamos a contribuição do pensamento bakhtiniano, encampando seu principal axioma que estabelece a relação dialógica - e as múltiplas vozes dela decorrentes - como essencial na constituição dos seres humanos. Somam-se ao diálogo com Bakhtin as vozes de autores que discutem as teorias críticas em educação, nas quais é enfatizado o papel exercido pela linguagem na constituição de práticas de significação, situando sua polivocalidade nos conflitos sociais e históricos que a originam. Palavras-chave: surdez, educação bilíngüe, português como segunda língua, práticas de Ietramento; políticas públicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work examines a group of essays on bilingual education for deaf people, a theme that is not seen as solely enclosed by formal linguistic theories, but situated in wider discursive nets and establishing a dialogue with other areas of knowledge such as Pedagogy and Anthropology, so that we can delimit the area of confrontation of the multiple discourses involved in its signification. The research has been divided into two parts. The first one deals with two essays regarding the critical analysis of the epistemological bases which support the main types of discourse on Deafness and Deaf people, in this historical moment, and its axiological incursions, related to the deaf identities/alterity and bilingual education in general. In a second moment, adding to the theoretical considerations, attentions are directed to the methodological perspectives for teaching Portuguese as a second language to deaf people, making use of a survey carried out with teachers working in regular and special schools, in Paraná State. Those teachers' discourses and what they reveal about their teaching practices were analyzed, considering the multiple variables involved in implementing the bilingualism proposal, emphasizing reflections related to the acquisition of sign language as a first language and the teaching/learning of Portuguese as a second language. As a way of overcoming some of the contradictions that were observed and offering different alternatives to the current practices, the essays developed propose an incursion into the methodological domains about the theme, offering a group of guidelines for the practices of literacy in the context of bilingual education for deaf people. In the background to the exegesis that directed the epistemological and theoretical basis of this work lies the contribution of the backtinian thought, encompassing its main axiom, which establishes the dialogical relationship - and the multiple voices that come from it - as essential to the constitution of human beings. Adding to the dialogue with Bakhtin there are the voices of authors that discuss critical theories in education, emphasizing the role of language in the constitution of practices of signification, situating its polivocality in the social and historical conflicts that have created it. Key-words: deafness, bilingual education, Portuguese as a second language, literacy practices, public policies.pt_BR
dc.format.extent202 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação bilinguept_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectPortugues como segunda línguapt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeses - Letraspt_BR
dc.titleEducaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistériospt_BR
dc.typeTesept_BR


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