Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
Resumo
Resumo: Este trabalho discorre sobre saberes experienciais mobilizados por professores de Matemática num grupo de estudos que visava produzir e publicar um Objeto de Aprendizagem Colaborativa (OAC), envolvendo conceitos geométricos. Objetiva descrever e analisar o processo a partir das questões: O saber experiencial desenvolvido em sala de aula pelos professores de Matemática possibilitaria/auxiliaria a produção de um OAC? Os professores percebem e/ou utilizam as possibilidades que a tecnologia oferece ao tentar produzir algo diferente do que o livro didático traz? Para isso, utilizamos as idéias de Matemática Escolar e de saber experiencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a análise das transcrições de episódios de encontros realizados. Observamos que o saber docente dos professores participantes se objetivou e se transformou durante as relações estabelecidas no grupo. Concluímos que os saberes experienciais identificados por meio das características escolhidas na literatura consultada, por si só não foram suficientes para a elaboração de um OAC nos moldes estabelecidos. A fragilidade maior foi encontrada tanto nos conteúdos de Geometria quanto nos conteúdos pedagógicos, o que impossibilitou a perspectiva de uma autoria. Abstract: This paper analyses the experiential knowledge generated by mathematics teachers in a study group with the aim of producing and publishing a Collaborative Learning Object, involving geometric concepts. Its main aim is to describe and analyse the process, based on two questions: Would the experiential knowledge developed by mathematics teachers in the classroom help generating a Collaborative Learning Object? Are teachers aware of what is offered by technology and do they try to do something different from what is in course books? We used the School Mathematics and experiential knowledge ideas for this purpose. It is a qualitative research into the records of meetings. We observed that the teachers‘ knowledge was expressed and improved according to their relationships established when working in groups, totally different from what happens to students in the classroom. A lack of knowledge about teaching activities in the classroom was detected. We concluded that the experiential knowledge identified by the literature chosen were not sufficient to generate a Collaborative Learning Object in the established pattern. The major weakness was detected in the Geometry contents as well as in the pedagogic contents, making the prospect of authorship impossible.
Collections
- Teses & Dissertações [9328]