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dc.contributor.advisorCosta, Marta Morais da, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorPedra, Nylcéa Thereza de Siqueirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T15:15:46Z
dc.date.available2019-12-04T15:15:46Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24254
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marta Morais da Costapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 23/06/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 177-191pt_BR
dc.description.abstractResumo: João Cabral de Melo Neto foi considerado por grande parte da crítica dedicada à sua obra como o poeta da concisão e do verso medido. No que tange à presença de representações espaciais em sua obra poética, dada a constante presença do lugar de origem em seus poemas, por vezes recebeu o título de regionalista. As presenças evocadas do sertão e do Recife em seus poemas justificam, de certo modo, esta leitura. No entanto, se nos aproximamos mais detidamente da obra cabralina, constatamos a presença de um outro espaço, a Espanha. E então, podemos descobrir como o espaço espanhol, territorial e culturalmente representado, ganha importância significativa no conjunto das obras do poeta. Na presente investigação pretendemos analisar o percurso de apropriação do espaço espanhol realizado por João Cabral de Melo Neto. Denominando-os "encontros", discutimos as relações mantidas pelo poeta com as artes eruditas – a pintura e a literatura –, com as artes populares – o flamenco e a corrida de toros – e com o espaço geográfico da Espanha, especialmente com a cidade de Sevilha. Dos diálogos estabelecidos por João Cabral em cada um destes encontros, surge em relevo uma nova significação para as representações espaciais na sua poesia.pt_BR
dc.description.abstractResumen: João Cabral de Melo Neto fue considerado por gran parte de los críticos que se dedicaron a su obra como el poeta de la concisión y del verso hecho a medida. En lo que concierne a la presencia de representaciones espaciales en su obra poética, comprobada la constante presencia del lugar de origen en sus poemas, ha recibido algunas veces el título de regionalista. Las presencias del sertão y de Recife evocadas en sus poemas justifican, hasta cierto punto, esta lectura. Sin embargo, si nos acercamos con más detenimiento a la obra cabralina, constatamos la presencia de otro espacio, España. Y así, podemos descubrir cómo el espacio español, territorial y culturalmente representado, recibe importancia significativa en el conjunto de las obras del poeta. En la presente investigación pretendemos analizar el trayecto de apropiación del espacio español realizado por João Cabral de Melo Neto. Denominándolos "encuentros", discutimos las relaciones mantenidas por el poeta con las artes eruditas – la pintura y la literatura – , con las artes populares – el flamenco y la corrida de toros – y con el espacio geográfico de España, especialmente con la ciudad de Sevilla. De los diálogos establecidos por João Cabral en cada uno de estos encuentros, aparece en relieve una nueva significación para las representaciones espaciales en su poesía.pt_BR
dc.format.extent191f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMelo Neto, João Cabral de, 1920-1999pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia brasileira - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleUm João caminha pela Espanha : a reconstrução poética do espaço espanhol na obra de João Cabral de Melo Netopt_BR
dc.typeTesept_BR


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