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dc.contributor.authorOmetto, Maria Paola Di Sessa de Luca
dc.contributor.otherBulgacov, Sergio, 1950-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T18:13:23Z
dc.date.available2015-11-16T18:13:23Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24179
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 26/03/2010
dc.descriptionBibliografia: fls. 108-114
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objetivo identificar as práticas estratégicas na certificação e manutenção do selo FSC (Forest Stewardship Council). Para entendimento das teorias, este estudo possui um referencial teórico que aborda a teoria da prática social, a estratégia como prática e seus elementos – praticantes, práticas e atividades, a responsabilidade social em conjunto com a estratégia, os atores da responsabilidade social e as práticas de responsabilidade social. Por fim, propõe-se uma junção da teoria da estratégia como prática e a da responsabilidade social. A pesquisa foi realizada em duas fases. Na primeira etapa, qualitativa, foi realizada um estudo de caso na empresa Suzano Papel e Celulose S.A.. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e documentos e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Esta etapa forneceu informações para a realização do questionário da segunda fase da pesquisa que foi um estudo quantitativo com organizações brasileiras certificadas pelo FSC por seu manejo florestal e cadeia de custódia. Os dados foram coletados por meio de levantamento e analisado por estatística descritiva. Os resultados apresentados mostram que para a certificação e manutenção do selo FSC diversas práticas foram incorporadas do ambiente e outras criadas dentro da organização. Em relação aos praticantes, é necessário que todos da organização estejam conscientes das suas atividades e da importância do selo FSC. Além disso, algumas características eram similares a maioria dos respondentes: motivação para trabalhar em uma área que gera impactos positivos socioambientais ou diminui os negativos, praticante tem como valor que a empresa tem que agir de forma socioambientalmente responsável, valorização do meio ambiente, valorização e compreensão da diversidade. O processo de certificação e manutenção do FSC evidencia como o ambiente e os praticantes constroem, recursivamente, as práticas organizacionais.
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to identify the strategic practices of the certification and maintenance of the Forest Stewardship Council (FSC) label. For the theories’ understanding, one of its section explains the social practice theory, the strategy as practice and its elements- practitioners, practices and activities, social responsibility linked with strategy, the social responsibility’s actors and the sustainable practices. Finally, a connection between the theories of strategy as practice and social responsibility is proposed. This research had two phases. The first stage was a case study at Suzano Paper and Pulp S.A. The data was obtained based on semi-structure interviews and documents and it was analyzed using content analysis. This phase provided information for the second stage, a quantitative study with Brazilian organizations certified by FSC for its forest management and custody chain. The data was collected with a questionnaire and analyzed by descriptive statistics. The results show that for the certification and maintenance of FSC label many practices were incorporated from the environment as well as others were created by practitioners in the organization. About the practitioners, it is essential that everyone in the organization is aware of its activities and of the importance of FSC. Furthermore, some characteristics were shared with the majority of the practitioners: motivation to work in a department that produce positive social and environmental impacts or diminish the negatives; practitioners believe that the companies need to act in a social responsible way; they value the environment and diversity. The certification and maintenance of FSC label’s process displays how the environment and the practitioners build, recursively, the organization’s practices.
dc.format.extent114f. : il. [algumas color.], grafs. tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectResponsabilidade social da empresa
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.408
dc.titleResponsabilidade social e conteúdo estratégico : um estudo sobre a certificação FSC
dc.typeDissertação


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