Percepções e preferências dos estudantes de ciências contábeis das universidades federais do sul do Brasil em relação ao ensino
Resumo
Resumo: Na atual "Era da Informação", em que o conhecimento é o ativo mais valioso de uma pessoa, é fundamental que os esforços educativos se dêem no sentido de maximizar o aprendizado dos alunos, principalmente no tocante ao ensino superior, o qual forma, além de profissionais, cidadãos conscientes, aptos a contribuírem com o desenvolvimento da sociedade como um todo. No entanto pesquisas científicas mostram que o ensino universitário ainda apresenta deficiências no que tange a didática e a metodologia utilizadas por seus professores. No intuito de contribuir com essa área de pesquisa, este trabalho apresenta as percepções e as preferências, em relação ao ensino, dos alunos de Ciências Contábeis das universidades federais do sul do Brasil, trazendo um arcabouço teórico que abrange desde a história da Contabilidade até metodologias de ensino utilizadas especificamente nessa área do conhecimento. Tendo sido inspirado na pesquisa de Godoy (1989), este estudo verifica aspectos relacionados aos constructos: estruturação e facilitação do ensino, organização da disciplina, ambiente sócio-emocional e, por fim, estratégias de avaliação. As análises dos dados obtidos nesse estudo apontam para uma divergência entre as percepções e as preferências, em relação ao ensino, dos discentes que foram alvo desta investigação. Alguns exemplos mais significativos dessas diferenças são as variáveis que dizem respeito a: apresentação resumida do conteúdo ministrado em aula; ministrar aulas de forma variada; entusiasmo pelo trabalho docente; e avaliação por provas em grupos. Em tópico específico essas disparidades são analisadas mais profundamente, evidenciando possíveis pontos de melhoria para os professores de cursos de graduação em Ciências Contábeis que considerarem necessário rever suas atitudes e seus padrões mentais. Abstract: In the current "Information Age", where knowledge is the most valuable asset of a person, is essential that efforts to give education to maximize student learning, particularly in relation to higher education, which forms, in addition professionals, concerned citizens, able to contribute to the development of society as a whole. However, scientific studies show that the university still has shortcomings when it comes to teaching and methodology used by their teachers. To contribute to this area of research, this paper presents the perceptions and the preferences in relation to education, the students of Accounting Sciences at the federal universities of southern Brazil, bringing a theoretical framework that covers since the history of the accounting until methodologies to instruction used in that particular area of knowledge. Having been inspired by the research of Godoy (1989), this study verifies aspects of the constructs: structure and facilitation of education, organization of discipline, socio-emotional environment and, finally, evaluation strategies. The analysis of data obtained in this study show a discrepancy between perceptions and preferences in relation to education, the students who were the target of this investigation. Some most significant examples of these differences are variables related to: a brief presentation of the content taught in class, teaching classes in different ways, teachers' enthusiasm for teaching, and evaluation tests in group. In particular topic such disparities are analyzed more deeply, showing possible points of improvement for teachers of graduation courses in Accounting who deem necessary to review their attitudes and their mindsets.
Collections
- Teses & Dissertações [9265]