Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.otherChueke, Zéliapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:56:34Z
dc.date.available2018-04-18T19:56:34Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24126
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Zélia Chuekept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 01/07/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 94-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho resulta de um estudo sobre a participação do corpo na performance musical, desde a preparação do repertório até a sua apresentação no espetáculo, abordando-se o corpo do violonista não apenas como aquele que toca um instrumento, mas também buscando outras possibilidades de atuação, mais especificamente o elemento cênico. Verifica-se de que forma as experiências teatrais e de expressão corporal, podem auxiliar na performance do músico. Com base em referencial teórico explicitar-se-á a diferença entre performance e interpretação musical, a primeira como fruto da segunda. Através da relação entre corpo, música e técnica, serão enfatizados vários elementos considerados essenciais para uma melhor compreensão musical e, conseqüentemente, para a prática da performance musical. Estabelecendo analogias entre a performance musical e a performance teatral, assim como semelhanças e diferenças entre texto musical e texto literário, a proposta apresentada é de uma nova possibilidade de recital camerístico, tomando como exemplo três espetáculos realizados entre os anos de 2005 e 2009.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work results of studies on musical performance, from preparation of a guitar repertoire to the public presentation, emphasizing the specific role of the body, not only from the actual erformance’s standpoint, but also looking for other possibilities, such as the combination of musical and scenic aspects. It becomes clear how the practice of musical performance can be enriched by theatrical experiences and body language in general. The difference between musical performance and interpretation will also be explored, the former always including the later. Establishing the relationship between body, music and technique, attention will be focused on several elements regarded as essential to a better understanding of music and consequently to a more pertinent musical performance. Analogies will be made between music and theatrical performance, suggesting alternatives to traditional chamber music presentations by means of various kind of artistic expression, this proposal will be illustrated by three different resentations that was held between 2005 and 2009.pt_BR
dc.format.extent125f., il.[algumas color], tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Musicapt_BR
dc.subjectViolinistaspt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO corpo na perfomance musical : movimentação cênica como parte do recital violinísticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples