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dc.contributor.authorSanson, Cesarpt_BR
dc.contributor.otherAraujo, Silvia Maria P. de (Silvia Maria Pereira de)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-16T14:39:34Z
dc.date.available2019-09-16T14:39:34Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24122
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Silvia Maria de Araújopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 14/04/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 151-156pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os últimos anos do século XX imprimiram uma nova configuração à sociedade do trabalho. Assiste-se a mudanças profundas que alteram significativamente o modo produtivo e desorganizam o mundo do trabalho que se conhece. No epicentro do deslocamento, encontra-se a emergência da economia do imaterial e do trabalho imaterial. Essas características estão modificando o modo produtivo e, mais do que isso, a relação do trabalhador com o seu trabalho. Estamos transitando da sociedade industrial para a sociedade pós-industrial, da sociedade do trabalho da reprodução à sociedade do trabalho da bioprodução. Uma passagem da reprodução da vida à produção da vida. Da sociedade do biopoder à biopolítica. Uma transição que envolve uma ressignificação do conceito força de trabalho. A sociedade industrial, taylorista/fordista, mobilizou massas enormes de trabalhadores e os empurrou para uma divisão técnica do trabalho que lhes reservava tarefas simples e repetitivas. A sociedade industrial cindiu o operário e reduziu-o a uma máquina produtiva. Assiste-se, agora, a uma transformação significativa do sujeito do trabalho na sua relação com a produção. A sociedade pós-industrial, sob a hegemonia qualitativa do trabalho imaterial, tendo em sua base o conhecimento, a comunicação e a cooperação, faz emergir uma outra subjetividade que, ao mesmo tempo em que é requerida pelo capital, preserva a sua autonomia e é portadora de emancipação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The last years of the 20th century have given a new design to the working society. Profound transformations happened which changed deeply the mode of production and disorganized the working world we used to know. Right in the core of this displacement it emerges the immaterial economy and the non-material work. These traits are modifying the mode of production and, even more, the relationship between the worker and his work. We are moving from the industrial society to the pos-industrial society, from the society of reproduction work to one of bio-production work. A transition from reproductive life to the production of life; from the society of bio-power to one of biopolitics. This transition implies a new signification for the concept of working force. The industrial society, from Taylor and Ford inspiration, hired a massive amount of workers and pushed them into a technical division of labor, giving them simple and recurring tasks. The industrial society split the manual worker and reduced him into a productive engine. Now it can be seen the significant transformation of the subject person of work in relashionship with production. The industrial society, under the qualitative preeminence of the immaterial work, having its roots grounded in knowledge, communication and cooperation, gave birth (made arise) another su jectivity required by Capital but which, at the same time, preserves the worker's autonomy and, hence, turns possible his mancipation.pt_BR
dc.format.extent156f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectTeses - Sociologiapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleTrabalho e subjetividade : da sociedade industrial à sociedade pós-industrialpt_BR
dc.typeTesept_BR


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