Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLiotti, Luciane Cortiano, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-26T16:22:52Z
dc.date.available2020-10-26T16:22:52Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24118
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,27/08/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 113-118pt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudo sobre os efeitos de sentido que as Diretrizes Curriculares de Biologia do Paraná produziram em professores de Biologia. A Análise do Discurso Francesa, especialmente os conceitos de discurso, os efeitos de sentido e as condições de produção elaboradas por Michel Pêcheux, de Basil Bernstein sobre o princípio de recontextualização e de hibridismo de García Canclini, foram utilizados como referencial teórico na análise das entrevistas realizadas com seis professores de Biologia do Ensino Médio. À luz da teoria, questionouse a participação dos docentes no processo de construção do documento, a utilização das diretrizes no planejamento, bem como os pontos positivos e negativos deste processo. Buscou-se também, compreender em que medida o discurso curricular oficial das Diretrizes Curriculares de Biologia do Paraná foi recontextualizado hibridizando discursos, a ponto de tornar-se discurso pedagógico por meio do qual fica evidente se o professor de Biologia assumese ou não como partícipe da construção coletiva do documento. Dentre outras constatações, a análise desvela que os professores aprovam a construção do novo documento oficial e acreditam fazer parte desta "construção coletiva mas, ainda não se sentem totalmente seguros em aplicá-la em sala de aula, ou seja, ao realizarem sua recontextualização, apontam dificuldades teóricometodológicas que inviabilizam a sua implementação. Também foi possível identificar nas entrevistas que alguns professores buscam em meio ao tradicional, diversificar e modificar suas atividades escolares, numa tentativa de adequação ao direcionamento das Diretrizes. Conclui-se que todo ocumento curricular passa por processos de recontextualização, fato inerente a sua constituição – ser documento histórico – que representa o campo curricular oficial no momento de sua produção e inserção no campo curricular pedagógico. O documento não se fecha em si, como um processo finito e acabado, está sujeito sempre a novos contextos e a novas recontextualizações. Portanto, o processo de econtextualização permite compreender os limites entres as finalidades educacionais que estão postas em jogo nos documentos curriculares oficiais e os mecanismos de construção da legitimidade deste discurso no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Study of the effects of varied interpretation of the Biology Curriculum guides of the State of Paraná have produced in the teachers of Biology. The analysis of the French Discourse, especially the concepts of the discourse, the effects of meaning and the conditions of production elaborated by Michel Pêcheux, Basil Bernstein concerning the beginning of the re-contextualization and the hybridism of Garcia Canclini, had been used as a theoretical referential in the analysis of the interviews carried out with six Biology teachers in secondary schools. The theory questioned the participation of the teachers during the process of the construction of the document, the uses of the curriculum guide during the planning session and also the positive and the negative points of this process. Understanding of the ways in which the discourse of the official Curriculum guide for the teaching of Biology as applied in the State of Paraná re-contextualized and hybridized was also sought, becoming a pedagogical speech through which it is evident if the Biology teacher is accepted or not as a participant of the collective construction of the document. Among other findings the analysis reveals that the teachers approve the construction of the new official document and believe it to be part of this "collective construction" but do not yet feel totally confident in applying it in the classroom, that is, when realizing their own re-contextualization, theoretical and methodological difficulties are shown that make it impracticable. It was also possible to identify in the interviews that some teachers try to innovate and modify their practices and activities through traditional methods, in an attempt to fulfill the aims of the Curriculum guide. In conclusion, all curricular documents pass through a recontextualization processes, this fact is inherent in its constitution – to be an historical document – that represents the official curricular field at the moment of its production and its insertion in the pedagogical curricular field. The document is open-ended and not restricted to a completed finite proccess, it is always submitted to new contexts and new re-contextualizations. Therefore, the re-contextualization process allows us to understand the limits between the educational purposes that are available in the official curricular documents and the mechanisms of the construction of the legitimacy of this discourse in the educational context.pt_BR
dc.format.extent171 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectBiologia - Curriculo - Paranápt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs diretrizes curriculares do Estado do Paraná e os efeitos de sentido produzidos em professores de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples