Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereti, Emersonpt_BR
dc.contributor.otherMachado, Rodrigo Vasconcelos, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-04-20T19:26:05Z
dc.date.available2020-04-20T19:26:05Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24110
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos Machadopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 09/04/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 169-176pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Diferentemente do que aconteceu na Europa, a irrupção do fenômeno artístico das vanguardas na América Latina representou, para muitos intelectuais e artistas, uma revisão crítica da herança colonial e do conceito de nação instaurado a partir dos movimentos de independência do século XIX. A obra do escritor guatemalteco Miguel Ángel Asturias de certo modo expressa essa transição e as mudanças operacionais que tal processo representou para a Literatura Latino-americana. Formado id ologicamente nos preceitos do liberal-positivismo, Asturias tem contato na Europa com o espírito renovador das vanguardas e com a moda primitivista que influenciou vários segmentos da intelectualidade metropolitana entre os anos 20 e 30. A influência dos movimentos de vanguarda, principalmente do surrealismo, passa a convergir com seus estudos das culturas indígenas mesoamericanas na construção de seu projeto artístico e literário. Seu primeiro romance: El Señor Presidente se encontra ainda no ponto de tensão gerado por esses contatos. Como documento literário, o romance escrito ainda no começo dos anos 30 tem valor singular. Por um lado, expressa o choque e intersecção entre o impulso renovador das vanguardas e a herança cultural local, pondo em movimento todo um conjunto de ações ransculturadoras dentro do texto literário. Por outro, marca uma crise de representação do Estado-nação, que se faz sentir através da desconstrução grotesca e caricatural da utopia do Estado Nacional hegemônico, e da denúncia de suas formas autoritárias e personalizadas de poder. Impulsionado pelo sucesso editorial de El Señor Presidente, Asturias desenvolveu seu projeto artístico por meio da assimilação literária de outros sistemas de representação, principalmente de procedência popular indígena. Atrás desse projeto, estava uma crítica ao pensamento ocidental e um perceptível desejo de construir simbolicamente a nação gua emalteca mediante a agregação de seus diferentes estratos culturais e étnicos. No começo do século XXI, tal projeto aparece problematizado por uma série de novas perspectivas teóricas e de transformações geoculturais advindas do processo de globalização ocidental, desde o desenvolvimento da ideia de universalidade pósnacional à contraposição das culturas subalternas frente às centralidades culturais. Essas novas configurações geoculturais e epistemológicas, no entanto, antes de superar as questões sobrevindas da obra asturiana, reforçam sua reavaliação crítica e histórica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Unlike what happened in Europe, the eruption of the artistic phenomenon of avantgardes in Latin America represented, to many intellectuals and artists, a critical revision of the colonial inheritance and of the concept of nation established by the independence movements of the XIX century. The work of the Guatemalan writer Miguel Ángel Asturias in a sense expresses this transition and the operational changes that such process represented to the Latin-American Literature. Ideologically formed by the percepts of the liberal-positivism, Asturias came into contact in Europe with the spirit of renewal of the vanguards and with the vogue of primitivism that influenced several segments of metropolitan intellectuality between the 20s and 30s. The influence of the avant-garde movements, mainly surrealism, starts converging with his studies of mesoamerican indigenous cultures in the construction of his artistic and literary project. His first novel: El Señor Presidente still finds itself at the point of tension created by these two sources. As a literary document, the novel written as late as the beginning of the 30s is of out-standing value. On the one hand, it expresses the impact and intersection between the renovating impulse of the vanguards and the local cultural nheritance, which set in motion a whole series of transcultural movements in the literary text. Yet, on the other hand, it points to a crisis of representation of the Nation-state, which can be felt through the grotesque deconstruction and caricaturing of the utopia of the hegemonic Liberal State, and the denouncing of its authoritarian and personalized forms of power. Driven forward by the editorial success of El Señor Presidente, Asturias developed his artistic project through the literary assimilation of other systems of representation, principally from popular indigenous sources. Behind this project, was a criticism of western thought and a notable desire to symbolically construct the Guatemalan nation by incorporating its different cultural and ethnic strands. At the beginning of the XXI century, such project appeared problematic due to a series of new theoretical perspectives and geocultural changes resulting from the process of western globalization, from the development of the idea of pos-national universality in to the subaltern cultures stance against the dominant culture. These new geocultural and epistemological changes, however, rather than overcoming the questions arrived from the asturian work, reinforces its critical and historical reevaluation.pt_BR
dc.format.extent177f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAsturias, Miguel Angel, 1889-1974pt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLiteratura latino-americanapt_BR
dc.subjectLiberalismopt_BR
dc.subjectVanguarda (Estetica)pt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleEl señor presidente : transculturação narrativa e construção simbólica da naçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples