Show simple item record

dc.contributor.authorMarques, Hellen Jaquelinept_BR
dc.contributor.otherAbreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-29T17:36:34Z
dc.date.available2020-06-29T17:36:34Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24099
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura Abreupt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 12/12/2008pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 105-109pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da pesquisa é apontar o impacto da formação prática reflexiva na produção de conhecimento da área de formação de professores, a partir dos trabalhos apresentados e publicados pela ssociação Nacional de Pós Graduação em Educação (ANPED). Para o levantamento dos dados da pesquisa, destacamos os artigos apresentados e publicados em forma de comunicação oral, no Grupo de Trabalho (GT) Formação de Professores da ANPEd, a partir do ano 2000 até 2007, inc usive. Nesse levantamento, procuramos identificar os sentidos/significados atribuídos à categoria professor reflexivo na produção do conhecimento na área da Formação de Professores em Educação; captar o movimento de emergência das propostas acerca da prática reflexiva na pesquisa sobre a formação de professores e; problematizar os caminhos da formação profissional do docente a partir da produção do conhecimento sobre o tema. A seleção dos trabalhos analisados foi realizada em duas etapas: Inicialmente por meio das referências bibliográficas dos mesmos, totalizando 125 trabalhos dentre os 183 do total neste período. Em seguida, elucidamos alguns conceitos que permeiam a proposta da prática reflexiva, identificamos quais trabalhos possuíam tais conceitos em seu corpo teórico e selecionamos aqueles que apresentavam cinco ou mais conceitos dos que foram destacados. Nesta fase de seleção, totalizamos 22 trabalhos, os quais fizeram parte da nossa análise final. Para análise criteriosa dos trabalhos, construímos uma ficha de registro que nos possibilitou sintetizar as principais idéias dos autores e os pressupostos pistemológicos criticados e defendidos nos artigos publicados na ANPEd nos últimos oito anos. A análise da produção de conhecimentos baseou-se na metodologia de análise de conteúdo e na técnica de análise temática. este sentido, elencamos alguns elementos de análise convergentes nos trabalhos para a estruturação de nossa apresentação e discussão dos resultados. Esses elementos nos permitiram fundamentar algumas onsiderações em torno do conhecimento e prática pedagógica dos professores e futuros docentes. Os resultados nos permitiram perceber ainda, uma ampla representação das proposições para a prática-reflexiva, definida pelo autor Donald Schön, na produção de conhecimentos em educação/formação de professores no país e que indicam certas premissas fundamentais para o direcionamento dos currículos e cursos de formação. Premissas baseadas nas críticas à ciência e transmissão de conhecimentos científicos em favor da formação pela pesquisa da prática cotidiana e troca de experiências através da reflexão na ação, eflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of the paper is to show the impact of the reflective practice formation on production of knowledge of the area of teacher’s education, from the studies presented and published by the ational Association of Graduate in Education (ANPED). For the analysis of the research’s data, we highlighted the papers presented and published in the form of oral communication in the Working Group (GT) Teacher’s Education of ANPEd, from 2000 to 2007, including. In this research, we tried to identify the senses / meanings attributed to the reflective practitioner in the production of knowledge in the area of teacher’s ducation in Education; to capture the movement of emergency of the proposals on the reflective practice in research about teacher’s education and; to problematize the ways of the professional/teacher’s formation from the production of knowledge on the subject. The selection of the works reviewed was conducted in two stages: initially through the references of them, totalizing 125 jobs among the total 183 in this period. Then, we explained some concepts that permeate the proposal of reflective practice, we identified which works had these concepts into their theoretical body and selected those who had five or more of the concepts pointed out. At this stage of selection, we had a total of 22 works, which were part of our final analysis. For thorough analysis of the works, we built a form that allowed us to summarize the main ideas of the authors and the epistemological assumptions criticized and defended in the papers published in ANPEd over the past eight years. The analysis of the production of knowledge, based on the methodology of content analysis and the technique of thematic analysis. Accordingly, we listed some elements of analysis that were converges in the works for the structuring of our presentation and discussion of results. These elements had enabled us to explain some considerations about the knowledge and pedagogical practices of teachers and future teachers. Results showed us, a broad representation of propositions for the eflective practice, defined by author Donald Schön, in the production of knowledge in education / teacher’s education in the country and indicating certain basic prerequisites for the direction of the curriculum and formation courses. Assumptions based on criticism of the science and transmission of scientific knowledge in favor of education for the research of daily practice and exchange of experiences through reflection in action, reflection about the action and about the reflection in action.pt_BR
dc.format.extent117 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleReflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record