Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKuntz, Viviane Helenapt_BR
dc.contributor.otherPadovani, Stephania, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T19:27:51Z
dc.date.available2020-05-06T19:27:51Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24071
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Stephania Padovanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/02/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 158-165pt_BR
dc.description.abstractResumo: Associando a educação com a Tecnologia da Informação e Comunicação possibilita-se a aderência de suportes tecnológicos às aulas presenciais e à distância, como por exemplo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. As Instituições Federais de Ensino Superior, por intermédio da Universidade Aberta do Brasil – UAB, estão implantando o AVA Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning nvironment), devido à gama de ferramentas de controles, avaliações e de estruturação por ele oferecidas. O objetivo do AVA é a aprendizagem do aluno, que, para tornar-se efetiva, demanda primeiramente que o professor conheça e inclua tal Ambiente como suporte para suas aulas. Nisso, encontram-se algumas barreiras, como: a não instrução ou desconhecimento da tecnologia e consequentes resistências; as udanças na maneira de ensinar; a falta de equipamentos adequados; a falta de motivação; e o foco desta pesquisa: a insatisfação com a interface, causando aborrecimentos e desistência no uso. Tendo isso em vista, tem-se como objetivo propor diretrizes para configurar a interface do AVA Moodle UFPR, de modo a facilitar aos professores da Instituição a utilizá-lo. Trata-se de uma pesquisa participante, em três fases: exploratória, principal e ação, com os respectivos objetivos de: análise do Moodle UFPR e similar s, utilizando a técnica de checklist; diagnóstico do Moodle UFPR, com a técnica de análise da tarefa e articipação do usuário por meio de ensaio de interação e, por fim, proposta do redesign da interface Moodle UFPR, utilizando a técnica de prototipagem. Na primeira fase, exploratória, verificaram-se problemas de visibilidade e acesso ao AVA, assim como aspectos relacionados aos requisitos de sistema, design e arquitetura de informação. Já com a análise de moodles similares identificaram-se aspectos positivos a erem reproduzidos. Com o ensaio de interação, segunda fase, puderam-se confirmar os problemas identificados na primeira fase ao analisar as dificuldades durante a interação com as tarefas desenvolvidas. A ompilação dos resultados possibilitou a proposta das diretrizes que, ranspostas em wireframes das telas, compõem um novo protótipo do oodle UFPR. Tendo como desdobramento a validação e a mplementação do produto, pode-se confirmar a importância do design centrado no usuário, reduzindo assim problemas relacionados a dificuldades, que onsequentemente geram resistência e a não utilização do Ambiente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: An association between education and the Technology of Information and Communication enables adherence of technical supports to help in course on campus and online course, as for example, the Virtual Learning Environment –VLE. Federal Universities Institutions, through the Open University of Brazil (Universidade Aberta do Brasil - UAB) are deploying the VLE Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), because the range of possibilities, controls, assessments and structuring. The objective of VLE is a student’s apprenticeship, however it’s necessary that the teacher knows this ambient and includes as support for his classes. In addition to that, there are few problems as for example: not instruction or unknowing about this technology which may cause resistance; changes in the way of teaching; lack of appropriate equipment; lack of motivation; and the focus on this research: dissatisfaction with the interface, causing annoyance and desist from use. Therefore it has as objective proposes guidelines for onfiguring the interface of VLE Moodle UFPR, facilitating teaches of UFPR to use it. It is a participatory research, in three phases: exploratory, main and action with the respective objectives: analysis of Moodle UFPR and his parallels using the checklist technique; diagnosis of Moodle UFPR, with the task analysis technique and participation of the user through the test of interaction and finally propose a new design pattern of Moodle UFPR using the prototyping technique. In the first phase, exploratory, were verified visibility problems and access in VLE, as well as aspects related to system requirements, design and information architecture. Now with the moodle similar analysis identified positive aspects to be considered. In the second phase with the test of interaction, could be confirmed the problems identified in the first phase to examine the difficulties when interacting with the tasks performed. The compilation of the results allowed the proposal of guidelines that implemented in wireframe screens; making a new prototype of Moodle UFPR. Based on deployment validation and implementation of the product, we could confirm the importance of user-centered design, reducing problems related to difficulties, which consequently generate resistance and non-use of the environment.pt_BR
dc.format.extent184f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Informaticapt_BR
dc.subjectArquitetura da informaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleO design da interface como facilitador ao professor na utilização de ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples