Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodoy, Elena, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorCantoni, Maria Grazia Soffrittipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-17T14:01:24Z
dc.date.available2020-06-17T14:01:24Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2403
dc.descriptionOrientadora: Elena Godoypt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estudos lingüísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: A proposta desta dissertação foi demonstrar a dificuldade de interação entre duas pessoas de culturas distintas e o que se acredita ser necessário para facilitar essa interação. Apresentou-se a necessidade de uma preparação intercultural. O questionamento em torno do trabalho foi, determinar quais os passos necessários para se chegar a essa preparação intercultural. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de cultura, língua e comunicação, elementos que propiciam a aquisição da competência comunicativa e da competência intercultural. Tais mecanismos, viabilizam uma interação mais adequada entre culturas distintas. Para registrar problemas ocorridos na comunicação intercultural que não constam em documentos por serem fatos colhidos da própria realidade, utilizou-se a pesquisa descritiva. Da mesma forma, procurou-se explicar e interpretar nesse estudo os fenômenos que ocorrem no ensino de línguas estrangeiras e também evidenciar os estímulos dados para que os alunos aprendam em menos tempo e mais eficientemente por meio da exploração dos interesses individuais. Apontou-se a experiência que está sendo realizada na Itália com relação à educação intercultural. Nesse país, de onde a autora é proveniente, tornou-se necessária a educação intercultural para a inclusão dos filhos dos imigrantes na escola obrigatória devido à imigração. Foi apresentado também o Quadro Comum Europeu de Referências para as línguas, conjunto de objetivos para o ensino intercultural de línguas, utilizado pelos professores italianos. Procurou-se estabelecer uma relação entre Brasil e Itália com relação à educação intercultural em decorrência da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais quando, fazendo-se uma comparação, constatou-se que o Quadro Comum Europeu pode contribuir para uma melhor definição dos objetivos no ensino intercultural nas escolas públicas nacionais, principalmente como tentativa de minimizar os preconceitos e discriminações aí encontradas dada a diversidade cultural existente. Palavras-chave: cultura, competência comunicativa, competência intercultural, interculturalidade, interação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents the difficulty that two people of different cultures have to interact and what would be necessary to make this interaction easier for both. It is presented the need of an intercultural preparation and it is tried to determine what are the most important steps to reach the intercultural preparation. A bibliographic research was done about the concepts of culture, language and communication: elements that would enable the acquisition of a communicative competence and an intercultural competence. Such tools would also make an interaction between two different cultures more appropriate. The descriptive research was used to describe problems that occur in the intercultural communication that are not found in documents because they are part of the reality. This dissertation tries to explain and interpret the phenomena that occur in the foreign language teaching and also to make evident the incentive given to the students to learn faster and more efficiently exploiting their own interests. It was indicated the experience that has been done in Italy on account of the author's nationality concerning intercultural education due to the necessity of including the immigrants' children in the mandatory school. The Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment, a set of goals for the intercultural language teaching used by the Italian teachers was also presented. This dissertation tries to establish a relation between Brazil and Italy concerning the intercultural education by means of a comparison between The Common European Framework and the National Curricular Parameters because it was found that the Common Framework could help to improve the definition of the objectives for an intercultural language teaching in the national public schools, mainly as a trial to minimize the prejudice and the discrimination found on account of the existing cultural diversity. Key-words: culture, communicative competence, intercultural competence, interaction, interculturality.pt_BR
dc.format.extent140f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLingua italiana - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompetencia comunicativapt_BR
dc.subjectComunicação interculturalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleA interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples