• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância

    Thumbnail
    View/Open
    DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf (2.374Mb)
    Date
    2010-06-21
    Author
    Muller, Claudia Cristina
    Metadata
    Show full item record
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Discute a educação continuada e apresenta os dispostos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, o papel das escolas de governo e a educação a distância (EaD) como estratégia na educação corporativa, as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no contexto educacional, o desenvolvimento de competências nas organizações e a capacitação dos profissionais das escolas de governo. Investiga as instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) com o objetivo de identificar, junto aos seus gestores e especialistas, quais as competências necessárias para os profissionais atuarem na EaD. Parte da pesquisa é documental e relaciona as iniciativas de capacitação das escolas de governo, nos últimos três anos. Por meio de pesquisa de campo, fazendo uso de um questionário enviado aos gestores das instituições participantes da RNEG, identificou-se a infraestrutura existente, o perfil das equipes, as ações desenvolvidas em EaD e as necessidades de capacitação dos profissionais das escolas de governo. A pesquisa permitiu mapear as competências necessárias para atuar em programas de EaD e criar a proposta da Matriz de Capacitação Modelada por Competências, para que as equipes das escolas alavanquem programas de educação continuada aos servidores públicos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Elencaram-se as principais competências tecnológicas, pedagógicas, de gestão e de comunicação, além de atividades e conteúdos que poderão compor os planos de capacitação das escolas de governo. Em relação à EaD, constata-se que 88% das instituições implementaram ou estão em vias de implementação desta modalidade de ensino e, as que não desenvolvem ações em EaD, não o fazem por ausência de pessoal qualificado, por necessidade de regulamentação na contratação de pessoal ou por falta de domínio da tecnologia. Isso corrobora a importância e a contribuição da Matriz de Capacitação Modelada por Competências para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/24028
    Collections
    • Dissertações [105]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV