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dc.contributor.authorLoper, Ailson Augustopt_BR
dc.contributor.otherHoeflich, Vitor Afonso, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, João Carlos Garzel Leodoro da, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2013-06-25T14:45:27Z
dc.date.available2013-06-25T14:45:27Z
dc.date.issued2013-06-25
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24008
dc.description.abstractAs empresas moveleiras estão inseridas em uma indústria extremamente competitiva onde os principais fatores de competitividade estão relacionados com: tecnologia, matérias-prima, design, specialização da produção, inovações em termos de processo e de produto, estratégias comerciais e de distribuição. Portanto a gestão empresarial (entendida como conhecimento nas áreas de gerenciamento financeiro, recursos humanos, produção e marketing) e gestão do design apresentam-se como fatores competitivos primordiais e vêm recebendo atenção crescente pelas empresas inseridas neste contexto competitivo. Este estudo focaliza o pólo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro e teve como objetivo principal identificar a estratégia competitiva desenvolvida pelo pólo. Para tanto se utilizou o conceito proposto por Michael Porter (1980) referente às estratégias competitivas, onde o autor apresenta três estratégias genéricas que podem ser aplicadas pelas empresas de forma combinada ou isoladas, para competir em uma indústria. O perfil das empresas que compuseram a amostra foi delineado por meio das relações de proporcionalidade, verificando a vocação exportadora do pólo, composto majoritariamente de pequenas e médias empresas, onde se produz na grande maioria, móveis residenciais e retilíneos, utilizando um mix de matéria-prima onde se destacam o MDF e a madeira sólida de pinus. Para efetuar a identificação das estratégias desenvolvidas na região de estudo se adaptou a metodologia desenvolvida por DESS e DAVIS (1984), que consiste na coleta das percepções da alta administração através da aplicação de questionário e na aplicação de métodos analíticos da análise fatorial, 91%, das respostas foi coletada junto ao grupo de decisão e gestão das empresas, representando o contexto estratégico. A Identificação das orientações stratégicas foi proporcionada pela análise multivariada, utilizando a técnica da análise fatorial de componentes principais, mapas perceptuais e análise de “Cluster”. A análise dos dados agrupados evidenciou que os grupos estratégicos formados não apresentam claramente as estratégias genéricas puras, a estratégia genérica de baixo custo, e diferenciação foram consideradas igualmente importantes. Com a análise dos dados desagrupados verifica-se que para as empresas que possuem a maior parte da sua produção voltada para o mercado externo a estratégia de baixo custo é a estratégia desenvolvida e as empresas de rande porte perseguem a estratégia de baixo custo e diferenciação simultaneamente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectIndústria de móveis - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectAnalise multivariadapt_BR
dc.titleDeterminação da orientação estratégica do pólo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro-SC pela aplicação de métodos de análise multivariadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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