Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFaria, José Henrique de, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorZandona, Norma da Luz Ferrarinipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-09T16:30:21Z
dc.date.available2022-08-09T16:30:21Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2398
dc.descriptionOrientador: José Henrique de Fariapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese trata da análise do perfil socioeconômico educacional dos candidatos inscritos e aprovados nos diferentes cursos ofertados nos vestibulares de 2002 e de 2003 na Universidade Federal do Paraná, sob o enfoque do materialismo histórico dialético, confrontado com o processo de globalização e reestruturação produtiva que caracteriza a lógica sociometabólica do atual estágio do capitalismo. Utilizando os dados secundários fornecidos pelo Questionário Socioeducacional, respondido pelos candidatos por ocasião da inscrição, foram selecionadas nove questões, agrupadas em três categorias: "situação socioeconômica" (principal ocupação do pai e renda familiar mensal), "inserção no mundo do trabalho" (idade com que o candidato começou a exercer atividade remunerada, obrigatoriedade de trabalhar durante o curso e turno em que cursou o ensino médio) e "condição escolar" (nível de instrução do pai, nível de instrução da mãe, como o candidato fez o ensino fundamental e o ensino médio). Os dados foram apresentados através de quadros, de gráficos e do mapa cromográfico. Além da análise quantitativa, foi feita uma análise interpretativa dos dados. O desempenho no vestibular e a escolha do curso estão associados às condições socioeconômicas e educacionais do candidato, comprovando uma pré-seleção anterior ao próprio vestibular, sendo que a população mais pobre sequer se inscreve no processo seletivo. Nos cursos mais concorridos, inscrevem-se e são aprovados em maior proporção candidatos que cursaram o ensino fundamental e o médio em escola particular; pai e mãe possuem formação superior; contam com uma elevada renda familiar; cursaram todo o ensino médio no período diurno; não estão inseridos no mercado de trabalho e tampouco necessitam trabalhar durante o curso universitário; e a principal ocupação dos pais é a de sócio ou proprietário. Alunos com este perfil predominam nos cursos de Medicina, Direito/Diurno, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Arquitetura, Medicina Veterinária/Curitiba e Administração/Diurno. Em menor proporção, em Engenharia Mecânica, Odontologia, Música/Produção Sonora, Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda e Comunicação Social/Jornalismo. Nos cursos menos concorridos e nos cursos noturnos predominam candidatos cujos pais e mães não possuem o ensino fundamental completo; pais que trabalham em casa, ou que não trabalham ou que não têm atividade remunerada; alunos que estudaram em escola pública no ensino fundamental e médio; que cursaram o ensino médio no período noturno; que possuem uma renda familiar mensal não superior a R$ 1.500,00; que já trabalham ou trabalharam e que necessitam trabalhar enquanto cursam a graduação. Alunos com este perfil predominam nos cursos de Física/Noturno, Estatística, Matemática/ Noturno, Geografia/Noturno, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas/Noturno, Português, Inglês, Pedagogia/Noturno, Filosofia/Noturno e Tecnologia em Informática/Noturno. Entre os aprovados: i) 45% dos pais são assalariados, 22% se encontram em uma situação mais precária de trabalho e 19% são sócios ou proprietários; ii) quanto à renda familiar, 11% têm renda inferior a R$ 500,00; 31% entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00; 31% entre 1.500,00 e R$ 3.000,00; e 8,7% acima de R$ 5.000,00; iii) 46% trabalham ou já trabalharam e 44,3% necessitam trabalhar durante o curso universitário; iv) 23,7% não cursaram todo o ensino médio no período diurno; v) 42% dos pais e 36,5% das mães possuem o ensino superior completo e 27% dos pais e das mães não possuem nível de instrução acima do médio incompleto; vi) 32,5% fizeram todo o ensino fundamental na rede pública e 34,2% cursaram todo o ensino médio na rede pública. O modelo de sociedade de concentração de renda favorece o ingresso da classe privilegiada. Porém, a pesquisa mostra que na Universidade Federal do Paraná predominam alunos com um perfil socioeconômico educacional mediano, também estando presentes alunos oriundos de uma condição de classe desfavorável. A concepção de que a universidade pública é elitista, acaba sendo estigmatizada, na medida que coloca sobre esta a responsabilidade de um fenômeno que se dá nas relações sociais, da qual a universidade é parte constitutiva. Assim, como nas relações sociais, na universidade também se manifesta um espaço de contradição, de contrapoder e de resistência à reprodução sociometabólica do capitalismo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents an analysis of the Federal University of Parana freshman students' socioeconomical and educacional profile. They were candidates who had been approved in the entrance examination of the Federal University of Parana in 2002 and in 2003. The study was under the materialistic dialetical historical approach and the productive restructure which characterizes the socialmetabolic logic of present capitalism. By using secondary data from the socialeducational questionnaire, answered by candidates when they applied for a student vacancy at the Federal University of Parana. Nine questions from the questionnaire were selected and grouped into three categories: socioeconomical (father's main occupation and family monthly income), working world insertion (age at which the candidate started to earn any kind of wage, whether or not the candidate would have to work while taking the course) and schooling condition (parents' school degree, where and how the candidate took Primary School and High School). Data were presented by means of tables, graphics and comographic mapping. Besides the quantitative analysis, an interpretative analysis of data was done It was realized that candidates' performances in the University entrance examination and their course choice is related to their social economical and educational conditions which reveals a disposition which comes before their University Entrance Examination. Candidates, who managed to pass the entrance examinations and applied for very competitive courses, had always studied in private schools and their parents had a University degree, high family income, and they had studied during the day all their schooling lifetime, these students did not need to work, and they would not need to work while taking their University course, their parents were entrepreneurs. Such candidates would study Medicine, Law (morning classes), Bioprocess Engineering, Biotechnology, Architecture, Veterinary Medicine (Curitiba campus) or Management (morning classes). Fewer candidates in the previously mentioned profile would study Mechanical Engineering, Dentistry, MusicSound Production, Social Communication (Publicity and Journalism). Candidates who chose less competitive courses and evening courses were the ones whose parents had quit their Primary school, parents who either worked at home or did not work at all; these candidates had studied in public schools all their schooling lifetime, and several of them had had evening classes in High School, their family monthly income was less than R$1,500.00; those candidates either had a job already or they would have to work while taking their University studies. Students who chose less competitive University courses would study Physics (evening classes), Statistics, Mathematics (evening classes), Geography (evening classes), Accounting, Economics (evening classes), Portuguese (evening classes), English (evening classes), Education (evening classes), Philosophy (evening classes), Data Processing (evening classes). The following is the data about the approved candidates which was found out from the questionnaires: I) 45% parents earn minumum wages, 22% have a very poor working condition, 19% are partners or entrepreneurs ; ii) about family wage: 11% earn less than R$500,00, 31% earn from R$ 500,00 and R$ 1,500.00; and 8.7% earn more than R$5,000.00; iii) 46% work or has already worked and 44,3% need to work while they are taking their University course; iv) 23,7% did not take evening classes while are High School; v) 42% of parents have majored in something, 27% of parents have only taken High School courses, 27% of parents have never finished their studies in High School; 32% attended public schools while at primary school and 34% attended public schools while at High School On the one hand, this paper reveals that wealthy People's society model favors privileged classes University entrance. On the other hand, this research also shows that some socially excluded less privileged people manage to pass the University entrance exam and take undergraduate courses. The idea that the public university is elitist, makes it stigmatized, as the university is blamed as responsible for a phenomenon which takes places in social relationships, and in which it is one of the constituent parts. As a conclusion, as in social relationship, the University is the place where contradiction, counter-power and resistance to reproductive sociometabolic capitalism get together.pt_BR
dc.format.extent2 v. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Ingressopt_BR
dc.subjectVestibulandospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO espaço do contrapoder : o acesso à universidade pública e o perfil socioeconômico educacional dos candidatos ao vestibular da UFPRpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples