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dc.contributor.authorZampier, Marcia Aparecida
dc.contributor.otherTakahashi, Adriana Roseli Wunsch
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T18:03:08Z
dc.date.available2015-11-16T18:03:08Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/23979
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Adriana Roseli Wunsch Takahashi
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 30/03/2010
dc.descriptionBibliografia: fls. 263-285
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações
dc.description.abstractResumo: O aumento do número de escolas particulares nos últimos anos chama a atenção para a necessidade de uma gestão escolar eficiente que gere vantagem competitiva frente à concorrência que está cada dia mais acirrada. Sendo o setor educacional emergente, desperta o interesse nos empreendedores em investir no ramo, ampliando-se então, o número de micros e pequenas empresas. Ao constatar que os empreendedores são indivíduos com características inovadoras, pró-ativas e com facilidade em identificar novas oportunidades, surge a necessidade de entender como eles desenvolvem tais competências. isitando a literatura percebe-se que existem evidências da inter-relação entre os processos de desenvolvimento de competências empreendedoras e de aprendizagem empreendedora, que o sustentam. Assim, o presente estudo, realizado com oprietários/dirigentes de micros e pequenas empresas do setor educacional privado da cidade de Curitiba, teve o propósito de analisar de que maneira as competências mpreendedoras de oportunidade e administrativas foram desenvolvidas por meio de um processo de aprendizagem empreendedora. Para cumprir o objetivo proposto desenhou-se um modelo conceitual de pesquisa baseado nos modelos de aprendizagem empreendedora de Politis (2005) e de competências empreendedoras de Man e Lau (2000). A metodologia consistiu num estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e perspectiva temporal de corte transversal com aproximação longi udinal. Realizou-se um estudo de multicasos, mais especificamente nove, cuja seleção foi não-probabilística, por onveniência, acessibilidade e proximidade. Os dados foram coletados no mês de outubro de 2009 por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade, as quais foram gravadas, transcritas, classificadas, codificadas e analisadas. Utilizou-se a narrativa de história de vida dos empreendedo es e a análise temática de conteúdo. Como resultado desse processo de aprendizagem identificou-se o desenvolvimento das competências de oportunidade e administrativa. Tais competências foram avaliadas em geral, como na média pelos empreendedores e analisadas e reavaliadas pela pesquisadora. Constatou-se que a competência administrativa foi desenvolvida com um grau ligeiramente superior à de oportunidade, fato este que pode ser considerado como uma característica do setor educacional em que as pessoas se identificam com a profissão e permanecem longos anos na atividade. Todos os fatores relacionados ao processo de transformação foram identificados e relacionados. Quanto às proposições da autora, algumas foram confirmadas totalmente, outras parcialmente e outras não puderam ser confirmadas neste estudo, nesta área e com estes empreendedores. Assim, foi possível identificar que os entrevistados apresentam como modo predominante de transformação de experiência em conhecimento, o exploitation; e, como orientação de carreira mais de um estilo como, por exemplo, especialista e espiral. Com os resultados da pesquisa de campo e das análises também foram comprovadas as inter-relações apontadas pela literatura entre o desenvolvimento de competências e a aprendizagem. Portanto, cumpriram-se todos os objetivos propostos. Foi possível ainda realizar algumas contribuições teóricas e práticas, elaborar recomendações e sugestões para os entrevistados e suas instituições e também de pesquisas futuras. Além de apresentar uma sugestão de aprimoramento do modelo conceitual de aprendizagem empreendedora.
dc.description.abstractAbstract The increasing number of private schools in the last years calls the attention to the necessity of a more efficient school management that can create competitive advantages towards the dispute that has been stronger each day. As the educational area emerges, it arouses the interests among entrepreneurs that invest in the sector, enlarging thus, the number of micro and small size companies. Considering entrepreneurs as individual who have innovative and pro-active characteristics and that easily id ntify new opportunities, it is necessary to understand how they develop those competences. Through literature, it is possible to notice that there are evidences of the interrelation between the entrepreneur competences development and the entrepreneur learning, what supports it. Therefore, the present study, which was carried out with owners/managers of micro and small size companies of the private educational sector in Curitiba, had the objective of analyzing in which way the entrepreneurs’ competences of managing and pportunities were developed through an entrepreneur learning process. In order to accomplish that goal it was established a conceptual model of research based on the entrepreneur learning model of Politis (2005) and entrepreneur competences of Man and Lau (2000). The methodology onsisted in an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach and temporal perspective of transversal cut with a longitudinal approximation. A multiple cases study was made, nine to be more specific, which selection was non-probalistic, for convenience, accessibility and proximity. The data were collected in October, 2009, through semi-structured in deep interviews that were recorded, transcribed, classified, codified and analyzed. The life history of the entrepreneurs and the theme analysis of content were used. As the result of that learning approach, the development of the managing and opportunity competences was identified. Such competences were evaluated as in the average by the entrepreneurs and analyzed and re-evaluated by the esearcher. It was possible to find out that the managing competence was developed with a slight superior degree in relation to the opportunity one. This fact can be considered as a characteristic of the educational sector in which people identify themselves with the profession and remain for many years in the same activity. All the factors related to the transformation process were identified and listed. Regarding to the author's proposals, some were totally confirmed, others only partially confirmed and some others could not be confirmed at all within this study, this area and with these entrepreneurs. Thus, it was possible to verify that the interviewers present as a dominant way of transformation of experience in knowledge, the exploitation one; and as a career orientation, more than one style as, for example, specialist and spiral. Through the field research results and the analysis, it was possible to prove the interrelations pointed out by the literature between the competence development and learning. Therefore, all the proposed objectives were accomplished. Yet, it was possible to present some theoretical and practical contributions, as well as to elaborate recommendations and suggestions for the interviewers and their institutions, besides future nvestigations. It also was possible to present a suggestion of a way to refine of the entrepreneur learning concept model.
dc.format.extent297f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectEmpreendedorismo
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectDesempenho
dc.subjectPequenas e medias empresas - Estudo de casos
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.421
dc.titleDesenvolvimento de competências empreendedoras e processos de apredizagem empreendedora : estudo de casos de MPE's do Setor Educacional
dc.typeDissertação


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