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dc.contributor.authorSaraiva Júnior, Antonio
dc.contributor.otherCrubellate, João Marcelo
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T17:58:54Z
dc.date.available2015-11-16T17:58:54Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/23936
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. João Marcelo Crubellate
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 30/03/2010
dc.descriptionBibliografia: fls. 120-123
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho procurou descrever e analisar as mudanças ocorridas nos esquemas interpretativos predominantes na Cooperativa Central de Crédito do Paraná – Central Sicredi PR durante o período de 1995 a 2008, bem como investigar as relações existentes entre tais mudanças e as estratégias institucionais implementadas ou apoiadas por aquela cooperativa central no mesmo período. O campo da pesquisa foi escolhido em razão da observação de que o cooperativismo de crédito é um setor da economia que tem apresentado significativo crescimento e uma história recente repleta de mudanças, tanto de características técnicas quanto institucionais. Por isso, o estudo partiu da premissa de que o desenvolvimento das cooperativas de crédito tem sido positivamente influenciado por mudanças nas regras institucionais do setor e visou investigar a agência das próprias cooperativas nesse processo de mudança institucional. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa-descritiva, baseado em conceitos desenvolvidos no ramo sociológico da teoria institucional e na noção de interação recíproca entre agência e estrutura. A estratégia de pesquisa foi a de estudo de caso único com uma perspectiva de corte seccional, porém com características longitudinais, considerando o levantamento de dados históricos. O nível de análise foi o organizacional e a unidade de análise foram os dirigentes que compunham o Conselho de Administração da Central Sicredi PR. As técnicas de tratamento dos dados foram a análise de conteúdo e a elaboração de mapas cognitivos. A análise de conteúdo foi qualitativa e a unidade de significação foi o tema. A coleta e o tratamento dos dados foram realizados em três etapas, sendo as duas primeiras relativas à coleta de dados documentais e a terceira referente a entrevistas com gestores, escolhidos em razão de seu envolvimento com as estratégias institucionais identificadas. O principal resultado alcançado foi a caracterização de uma relação de reciprocidade entre as mudanças na visão de mundo dos dirigentes e a implementação das estratégias institucionais, em um processo cujo resultado foi a construção de uma nova identidade organizacional, carregada de valores e interesses emprestados da lógica corporativa do mercado financeiro e focada no desenvolvimento do próprio sistema.
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study was to describe and analyse the changes occurred at the prevalent interpretive schemes in a Brazilian Credit Cooperative Federation . Central Sicredi PR - between 1995 and 2008, and to investigate the relations between those changes and the institutional strategies implemented by that Federation during the same period. This research field was chosen because the credit cooperative segment has shown a significant growth and has recently undergone through many changes on its technical and institutional characteristics. Therefore, this study took the premise that the development of credit cooperatives has been positively influenced by changes occurred in the institutional rules and aimed to investigate the credit cooperative agency in this process. It is a qualitative descriptive study based on concepts developed in the sociological branch of institutional theory, as well as the notion of reciprocal interaction between agency and structure. The single case study research strategy was chosen. The perspective was a cross sectional with longitudinal characteristics, considering the historical data collection. The organizational level of analysis was used and the unit of analysis was the members of the Board of Directors of Central Sicredi PR. The content analysis and construction of cognitive maps were the techniques used to process the data. Content analysis was qualitative, using subject as the unit of meaning. Data were collected and processed in three stages: the first two stages relating to the collection of documentary data and the third relating to interviews with managers chosen due to their involvement with institutional strategies. The main result achieved was the characterization of a reciprocal relationship between changes in the leaders. worldview and the implementation of institutional strategies, in a process that resulted in the building of a new organizational identity, full of interests and values borrowed from the business logic of the financial market and focused on the development of the federation itself.
dc.format.extent141f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectCooperativas de credito - Administração
dc.subjectDesenvolvimento organizacional
dc.subjectEmpreendedorismo
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.4
dc.titleEsquemas interpretativos e estratégias institucionais : estudo de caso em um sistema de cooperativas de crédito
dc.typeDissertação


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