• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A motivação de bacharelandos em violão

    Thumbnail
    View/Open
    Figueiredo - 2010.pdf (796.8Kb)
    Date
    2010-05-31
    Author
    Figueiredo, Edson
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Violão - Instrução e ensino
    Dissertações - Musica
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: A presente pesquisa traz como tema a motivação para o estudo de um instrumento musical (violão), tendo como objetivo geral a análise da motivação de bacharelandos em violão sob uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Esta abordagem da motivação humana passou a ser investigada a partir do final da década de 1970 e teve a obra de Deci e Ryan de 1985 como um marco importante no seu delineamento. Como teoria recente, vem sendo revista e reelaborada a partir dos dados empíricos obtidos em pesquisa com esta orientação. Sua característica principal é o postulado de três necessidades psicológicas inatas – competência, autonomia e vínculo social – que, quando satisfeitas, produzem elevada motivação e saúde mental, mas, quando impedidas ou frustradas conduzem a uma diminuição da otivação e do bem estar (RYAN; DECI, 2000a). Com este referencial teórico, a pesquisa se desenvolveu com a utilização de um questionário entregue a 24 alunos do Curso Superior em Instrumento (Violão) de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Curitiba. Os resultados revelaram que os bacharelandos participantes da pesquisa possuem um perfil de motivação autodeterminada, sendo que as variáveis referentes à motivação autônoma apresentaram as maiores médias do conjunto de variáveis, bem como um índice de 70% de autonomia relativa. Este alto índice de motivação demonstrou que os problemas advindos na escolha da carreira de músico profissional não são suficientes para desmotivar os estudantes. O estudo também foi útil para comprovar a veracidade da teoria-método, através de um nível aceitável de confiabilidade da escala (Alfa de Cronbach igual a 0,83) e da Análise das Componentes Principais.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/23819
    Collections
    • Dissertações [170]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV