• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016005P5 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia)
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016005P5 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia)
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudo da ecologia química da broca da erva mate, Hedypathes Betulinus (Klug, 1825) (Coleoptera: Cerambycidae: Lamiinae)

    Thumbnail
    View/Open
    Tese doutorado MARCY DAS GRACAS FONSECA.pdf (5.960Mb)
    Date
    2010-05-31
    Author
    Fonseca, Marcy das Graças
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Coleoptero
    Ecologia quimica
    Erva-mate
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram avaliar a sequência de acasalamento e a evidência do feromônio produzido pelos adultos de Hedypathes betulinus; identificar os compostos macho-específicos e a valiar a atividade biológica dos compostos sintéticos sozinhos ou ombinados com voláteis da planta hospedeira; e localizar as glândulas produtoras do feromônio sexual do macho e estudar a biossíntese do feromônio. A sequência do comportamento de acasalamento demonstra que o reconhecimento dos machos pelas fêmeas pode ser mediado por um feromônio macho-específico, e que os machos reconhecem as fêmeas por um feromônio de contato. Respostas comportamentais de machos e fêmeas de H. betulinus em olfatômetro em Y para voláteis liberados por machos e fêmeas confirmaram a presença de um feromônio macho-específico, uma vez que fêmeas foram significativamente atraídas para extratos de machos. Em arena plástica, 70% dos machos tentaram acasalar com fêmeas mortas lavadas e tratadas com extrato, sugerindo que os extratos continham feromônio de contato. Análises em cromatografia gasosa (CG) dos voláteis liberados de machos e fêmeas mostraram a existência de três compostos macho-específicos, nas proporções de 91,40: 7,90: 0,70. Esses compostos foram identificados como sendo o acetato de (R)-(-)-(E)-6,10-dimetil- 5,9-undecadien-2-ila (majoritário), a (E)-6,10-dimetil-5,9-undecadien-2-ona, geranil acetona e o (R)-(-)-(E)-6,10-dimetil-5,9-undecadien-2-ol (minoritários). As fêmeas foram atraídas para o composto majoritário sintético racêmico combinado com voláteis da planta hospedeira ou para a mistura ternária racêmica, combinada ou não com voláteis da planta hospedeira, abrindo perspectiva para o emprego de feromônio no manejo integrado de H. betulinus em erva-mate. A biossíntese do feromônio do macho se dá em glândulas localizada no protórax e o mesmo parece ser liberado por pequenos poros cuticulares distribuídos por todo o protórax. Usando precursor deuterado, foi demonstrado que o componente principal do eromônio sexual de H. betulinus é biossintetizado a partir da geranil acetona. Os resultados obtidos neste trabalho deram início ao estudo da ecologia química da broca-da-erva-mate, H. betulinus.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/23797
    Collections
    • Teses [154]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV