Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBordini, Santina Céliapt_BR
dc.contributor.otherCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-18T17:56:54Z
dc.date.available2020-08-18T17:56:54Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23532
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: 113-118pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação é resultado de muitas inquietações e dúvidas acerca da Educação Sexual nas escolas. Como ela se realiza na prática? Quais conteúdos são, explícita e implicitamente, veiculados acerca do tema sexualidade? A intenção deste trabalho é procurar entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas escolares, por meio da leitura e da análise de documentos, além de narrativas de professoras de ciências em entrevistas sobre suas experiências de sala de aula a fim de conhecer os discursos e estratégias utilizadas por elas. Entendendo a sexualidade como uma construção cultural e histórica passei a fazer algumas relações de aproximação com as proposições de Michel Foucault e as eorias pós-críticas de currículo nas suas versões pós-estruturalistas. A nvestigação se deu a partir da análise documental e por meio de entrevistas semi-estruturadas a fim de problematizar as práticas discursivas da disciplina de ciências presente no currículo do ensino fundamental da prefeitura Municipal de Curitiba. Como essas práticas engendram uma forma particular do que ensinar e como realizar uma educação sexual. Concomitantemente a isso, procuro fazer uma digressão histórica da Educação Sexual no Brasil e uma genealogia histórica da Educação Sexual nos currículos publicados pela Secretaria Municipal da Educação no período de 1963 a 2005, até a implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e das Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. O Programa Saúde e Prevenção foi proposto em 2003, a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação sob oordenação do Programa Nacional de DST/Aids e da Secretaria de Educação Média e Tecnológica, tendo como base disponibilizar preservativos masculinos no ambiente escolar das redes públicas de ensino. Aqui a intenção é compreender, a partir da perspectiva foucaultiana, os discursos que engendram uma sexualidade nas escolas de Curitiba, destacando a existência de políticas públicas para a adolescência, consideradas como dispositivo político ou estratégia que correlaciona e faz atuar práticas e discursos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this dissertation was seeking to understand how sexuality has been discursively constructed in schools in the Education City Network of Curitiba. For both, was a documentary research that cut the period from 1963 to 2005. Among the documents examined it was bound to construct a work with the sexuality that culminated in the inclusion of sex education programs of this network of schools. At that time the research found that the sex education, but come from various places discourse eventually set up under the responsibility of / the teachers / is the discipline of science of nature. There was also a survey of science teachers with seven to five schools in the municipality. The speech of the teachers was examined in terms of established categories such as: the place of sex education in the discipline of science and its relationship with scientific knowledge, the concept of sexuality for these teachers, the need to talk about sexuality and the discourse on the risk and prevention. The theoretical and methodological assumptions of the research are based on theories about the genealogy of Michel Foucault, beyond the concepts of discipline, and standardization biopolitics, and other / the author / s filiam that the current post-structuralist and cultural studies. This essay has, in addition to a small historical tour of sex education in Brazil, a genealogy of sex education in school curricula of the city of Curitiba, with the intention to understand the production of true discourses on sexuality and sex education. In the discourses of teachers of science is considered the consolidation of these truths produced over the period analyzed.pt_BR
dc.format.extent118 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEducação sexual - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDiscursos sobre sexualidade nas escolas municipais de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples