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dc.contributor.authorDucci, Norma Pimenta Cirilo
dc.contributor.otherTeixeira, Rivanda Meira
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T17:23:26Z
dc.date.available2015-11-16T17:23:26Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/23423
dc.descriptionOrientadora : Rivanda Meira Teixeira
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 26/01/2009
dc.descriptionInclui bibliografia
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações
dc.description.abstractResumo: Novos negócios são criados, como resultado das motivações dos empreendedores quando tiveram acesso a recursos e descobriram novas oportunidades. Assim, desde o início de um negócio, a rede social destaca-se como fator muito importante para os seus donos. Mas o desenvolvimento de relações não é importante somente para fundar um negócio ou para o sucesso do negócio, elas também impactam no contínuo desenvolvimento da empresa (ALDRICH; ELAM,1997). Quando as redes sociais, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos objetivos dos empreendedores, essas redes são seu capital social (BURT, 1992). Este trabalho tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na construção do seu capital social, nas fases de criação e de desenvolvimento de novos negócios. Especificamente, analisam-se quais os tipos de redes desenvolvidos pelos empreendedores e quais os recursos acessados através destes relacionamentos na sua criação e desenvolvimento do negócio. Uma vez que não somente os recursos tangíveis são importantes para o negócio, neste trabalho os tipos de recursos considerados foram recursos sociais, físicos e financeiros. Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos, em três empreendimentos, cada um pertencente a um ramo de atividade, localizados nos municípios de Cambará e Cornélio Procópio, região norte pioneiro do Paraná, onde os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores, observação e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos egócios; de criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiram acesso aos diferentes recursos que influenciaram de forma significativa na trajetória e nos resultados alcançados. Ainda, partindo da idéia de que capital social é o benefício que pode ser derivado da rede social, é procedente afirmar que os diferentes recursos acessados pelos empreendedores do estudo contribuíram para a ormação do seu capital social.
dc.description.abstractAbstract: New businesses are created as a result of the motivation of the entrepreneurs when they had access to resources and discovered new opportunities. So since the beginning of a business, the social net is emphasized as a very important factor for its owners. But the development of the relations is not important only to found a business or to the success of the business, they also have an impact on the continuous development of the company (ALDRICH; ELAM, 1997). When the social nets, constructed by the formal and informal contacts contribute to the accomplishment of the objectives of the entrepreneurs, these nets are their social capital (BURT,1992). This work has as an objective to understand how the social nets are used by the entrepreneurs in the construction of their social capital, in the creation and development stages of new businesses. Specifically it is analyzed what types of nets are developed by the entrepreneurs and what resources are accessed through these relationships in the creation and development of the business. Once not only the tangible resources are important to the business, in this work the types of resources considered were social, physical and financial resources. A qualitative study of multiples cases was carried out in three companies, each one belonging to an industry, situated in the cities of Cambará and Cornélio Procópio, pioneer north part of Paraná, where the data were collected through semi-structured interviews with the entrepreneurs, observation and document analysis. The results of the work suggest that in the two phases of the business, the creation and development, the social net of the entrepreneurs granted access to different resources that meaningfully influenced the trajectory and the results achieved. Yet, from the idea that the social capital is beneficial and can be derived from the social net, it is logical to state that the different resources accessed by the entrepreneurs of this study contributed to the formation of their social capital.
dc.format.extent146f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectEmpreendedorismo
dc.subjectRedes de relações sociais
dc.subjectRede de negócios
dc.subjectCapital social (Sociologia)
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.421
dc.titleA utilização das redes sociais na formação do capital social por empreendedores : um estudo de casos múltiplos em dois municípios da região norte pioneiro - Paraná
dc.typeDissertação


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