Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodoy, Elena, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sebastião Lourenço dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-22T16:19:15Z
dc.date.available2020-05-22T16:19:15Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23417
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Elena Godoipt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (dutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 13/11/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 311-317pt_BR
dc.descriptionEstudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é discutir a interpretação da piada pela perspectiva da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1986/95). As principais teorias linguísticas do humor (RASKIN, 1985, ATTARDO, 1994) associam a interpretação da piada à percepção de uma incongruência¸ dissonância cognitiva responsável pelo efeito humorístico (YUS RAMOS, 1995-96). Para a elaboração da pesquisa omamos por base a hipótese de que para que o ouvinte interprete a piada ele tem que, fazendo uso de inferências semânticas e pragmáticas, resolver a incongruência intencionalmente comunicada pelo narrador. Na piada, a narração está arquitetada de forma que a evolução da história desperte um interesse no ouvinte, que busca um equilíbrio entre os efeitos contextuais e o esforço de processamento que a piada exige. Nesse processo, entra em jogo – além do conhecimento de mundo, que abrange crenças, valores e convenções sociais – o sistema dedutivoinferencial que demanda complexos processos cognitivos do ouvinte. A atribuição de sentido e de significado à piada está baseada na busca da relevância, efeito psicológico intrínseco ao ser humano e, até certo ponto, previsível pelo narrador da piada. A metodologia constitui a análise de um repertório variado de piadas retiradas de livros, teses, dissertações e revistas humorísticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation attempts at discussing the interpretation of the anecdotes by means of the Relevance Theory, by Sperber & Wilson (1986/95). The main linguistic theories of humor (RASKIN, 1985, ATTARDO, 1994) associate the interpretation of the anecdote with the perception of an incongruity, a cognitive dissonance responsible for the humorous effect (YUS RAMOS, 1995 – 96). The hypothesis of this issertation is that for the listener to interpret the anecdote he or she has to resolve the incongruity intentionally communicated by the narrator, using semantic and pragmatic inferences. In an anecdote, the narration is contrived in a way that the storyline will spur interest in the listener, who seeks a balance between the contextual effects and the processing effort required by the anecdote. This process involves - in addition to the listener’s knowledge of the world, beliefs, values and social conventions - the deductive-inferential system that requires complex cognitive processes of the listener. The attribution of sense and meaning to the anecdote is based on the pursuit of optimal relevance, a psychological effect intrinsic to humans and to some extent, predictable by the narrator of the anecdote. The methodology is the analysis of a varied epertoire of anecdotes taken from books, dissertations and humor magazines.pt_BR
dc.format.extent317f., il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Letraspt_BR
dc.subjectHumorismopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Anedotas, satiras, etcpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA interpretação da piada na perspectiva da teoria da relevânciapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples