Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGehrke, Marcospt_BR
dc.contributor.otherBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-21T15:06:24Z
dc.date.available2018-08-21T15:06:24Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23403
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrempt_BR
dc.descriptionTese (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/02/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.139-144pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Cultura, escola e ensinopt_BR
dc.description.abstractResumo: Investigação qualitativa inserida no debate atual da Educação do Campo no Brasil, no âmbito dos movimentos sociais, particularmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Como estudo em caso, produz dados, mediante a triangulação dos documentos escritos do MST sobre a educação e escola (1990– 2008), dos enunciados sobre educação escolar presentes no Jornal Sem Terra do MST (1982–2008) e das práticas de escrita desenvolvidas pela Escola Itinerante do MST no Paraná. Compuseram a referência básica: Bakhtin, Caldart, Freire, Soares e Snyders. Parte da problemática da produção escrita na Escola Itinerante em acampamentos, compostos por trabalhadores com pouca escolarização, mas que escrevem e fazem isso em contexto, a partir de enunciados produzidos na luta. Estabelece relações entre esse processo e aquilo que os educadores consideram no trabalho escolar itinerante da escrita com as crianças, no sentido de formar pessoas que escrevam. Identifica e categoriza, mediante análise, as práticas de escrita anunciadas e efetivadas pelos educadores na Escola Itinerante. Produz contribuições teórico-práticas acerca das práticas de escrita, para formação de educadores no âmbito da Educação do Campo. Organiza o trabalho em três capítulos: inicia com o itinerário da investigação e a formação do pesquisadormilitante- professor, a vinculação à pesquisa qualitativa; num segundo capítulo, a trajetória da escola no Movimento, a Escola do Acampamento e do Assentamento, tendo a escrita, como fio condutor. No último capítulo, traz as práticas de escrita da Escola Itinerante, analisadas a partir de idéias-força de alfabetização, produzidas pelo MST, e a sua categorização em práticas de escrita itinerantes e práticas de escrita escolarizadas. Considera que a Escola Itinerante, enquanto experiência de escola produzida no interior de um movimento social, traz contribuições significativas para a Escola Pública Brasileira, especialmente na possibilidade da itinerância, compondo o trabalho escolar. No campo das práticas de escrita ela traduz bem os dilemas entre o escrever por escrever e o escrever com significado para quem escreve e lê. Destaca a proposição do trabalho com os gêneros do discurso, seus enunciados e práticas de escrita, compondo o projeto de escrita nesta organização escolar itinerante.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study presents a qualitative research inside the actual discussion about Brazil’s Education in Country Lands in areas of Social Movements, particularly the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – Landless Rural Workers’ Moviment. As a study in case, it produces data following the triangulation of writing documents produced by MST about education and school (1990-2008), and well as enunciations related to School education, published in the MST’s "Jornal Sem Terra" (1982-2008) and about writing techniques developed by the Itinerant School of the MST in the Paraná State. This work has as basic references: Bakhtin, Caldart, Freire, Soares and Snyders. Part of the written problematic production of the Itinerant School in encampment formed by workers with small school formation, but who write, doing that inside a context beginning from the enunciation produced in the struggle. In establish relations between that process and what the educators consider effective in the school itinerant work of writing with children in order to form persons who write. It has as objective to identify and classify using analysis and writing practice sannounced by educators in the Itinerant School. This study produces theoretical/practical contributions about writing practices to form educators for the Rural Education (peasant people). To organize the work in three chapters, beginning by an itinerary or research and formation of esearcher-militant-teacher, a linkage with a qualitative research a second chapter shall be the school trajectory related to MST. The settlement school and the encampment school having writing as conductor wire. The last chapter brings writing practices and as schoolarized writing practices. It considers that the Itinerant School, while experience of school produced in the interior (countryside), coming from a social movement, carries contributions so representative for Brazilian Public School, in special in ‘itinerancy’ compounds the School work. In the field of writing practices it shows well the dilemmas between write for the wind and write as with deep meaning for who reads. It emphasizes the work propositions in relation to the speech genres, their enunciations and writing practices, that compound a project of Writing on that Itinerant School Organization.pt_BR
dc.format.extent166f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais sem Terrapt_BR
dc.subjectEscrita - Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEscrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MSTpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples