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dc.contributor.advisorKnechtel, Maria do Rosário, 1930-pt_BR
dc.contributor.otherAndriguetto Filho, José Milton, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherSouza-Lima, José Edmilson dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.creatorProcopiak, Leticia Knechtelpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T19:11:40Z
dc.date.available2022-11-25T19:11:40Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23060
dc.descriptionOrientadora : Profa. Maria do Rosario Knechtelpt_BR
dc.descriptionCo-orientadores : José Milton Andriguetto Filho e José Edmilson de Souza limapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduaçao em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa: Curitiba, 29/09/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.147-159pt_BR
dc.description.abstractResumo: As bioinvasões por água de lastro de navios podem causar impactos sócioeconômicos e ambientais em vários ecossistemas, sendo a água de lastro considerada um dos principais vetores de ransferência de espécies exóticas, nocivas e patogênicas de um porto a outro. Apesar da legislação e campanhas educativas, as invasões ainda estão ocorrendo. O comandante do navio que, conforme a hierarquia da marinha mercante, é o responsável por tomar todas as decisões na embarcação, delegando normas de conduta e tarefas aos seus subordinados, incluindo o procedimento da execução da troca do lastro. Assim, houve necessidade de investigar o conhecimento, formal e não formal, destes oficiais em relação aos im pactos causados pelas invasões biológicas e a pertinente importância do emprego de étodos que previnam a introdução de espécies através do despejo da água de lastro, por meio de pesquisa quali quantitativa. Para tal, foram realizadas vinte entrevistas com estes oficiais, nos navios atracados nos Terminais Portuários da Ponta do Félix SA, em Antonina e nos do Terminal de Con êineres de Paranaguá. Além disso, foram analisados os formulários sobre água de lastro destes navios. A formação dos oficiais, em termos de conteúdos ambientais, aborda principalmente a MARPOL e leis e normas ambientais. Foi notável a confusão em relação aos conteúdos ambientais e os aspectos legais, estes sendo confundidos também com conteúdos de Educação Ambiental, ética e cidadania. A maioria dos oficiais tem noção dos impactos que são causados pela água de lastro, sabem da importância da troca oceânica como medida preventiva, mas nem todos sabem exatamente por que devem cumprir o que está disposto na lei. Os oficiais informaram que durante a navegação de cabotagem não há tempo para se trocar o lastro e a NORMAM 20, norma marítima brasileira que trata sobre as questões do lastro, estabelece que navios que navegam na costa brasileira não precisam trocar o lastro. Neste caso, a norma carece de medidas especificas que envolvam os estuários, pois recentemente ocorreram invasões no Complexo Estuarino de Paranaguá, provavelmente provenientes da navegação de cabotagem. Assim, para se suprir estas carências na formação dos oficiais, é necessário o investimento nos cursos de formação de oficiais, buscando uma ênfase â Educação Ambiental e aos impactos causados pelos navios, incluindo a bioinvasão por água de lastro no contexto social e econômico. Noções da biologia das espécies invasoras e dos ecossistemas deveriam ser mais detalhadas nos cursos. Não basta apenas conhecer as leis, mas sim entender o que as justificam, e não simplesmente cumpri-Ia devido às sanções punitivas, pois uma vez que há a compreensão o cumprimento vem naturalmente, pois há a verdadeira conscientização do problema. A fundamentação teórica eguiu principalmente autores como: Enrique Leff, Isabel Carvalho, Edgar Morin, Mauro Guimarães, Paulo Freire, Genebaldo Freire Dias, Ulrich Beck e Anthony Giddens.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The biological invasions due to ship's ballast water can cause social-economic and environmental impacts in a lot of ecosystems, being the ballast water considered one of the main vector of exotic, armful and pathogenic species transference from a harbor to another. Besides the law and educational programs, the invasions are still happening. The ship's captain is the responsible to get ali the decisions in the ship, delegating behavior's rule and tasks for the subordinated, including de procedure of ballast water exchange. Thus, it was necessary to investigate the formal and not formal knowledge of these officials in elation to the impacts caused by biological invasions and the relevant importance of the application of methods that can prevent the introduction of species through ballast water discharge. For that, twenty interviews directed to these officials were done, in the ships anchored in the Ponta do Félix H rbor, Antonina town and the Paranagua Containers Terminal, in Paranagua town. Besides this, the ballast water form of these ships was analyzed. The officials' training, in relation to the environmental subjects, includes mainly the MARPOL aspects and the environmental law and rules. It was remarkable the confusion between the environmental subjects with the legal aspects, that were confused with environmental education, ethics and citizenship too. The majority of the officials have a notion of impacts that are caused by ballast water, they know about the im portance of ballast water exchange as a prevent way, but not ali know exactly why they m ust obey the law. The officials informed that during the cabotage navigation there is no time to perform the ballast exchange and the NORMAM 20, Brazilian Maritime Norm, directed to the ballast issue, establishes that ships that navigate in Brazilian coast do not need to exchange the ballast In this case, there is an absence of specific ways that involves estuaries, beca use recent invasions happened in the paranagua Estuarine Complex, probably due to cabotage navigation. Thus, to supply these absences in the officials' graduation is necessary to invest in these courses looking for an Environmental Educational emphasis and to the impacts caused by ships, including the biological invasions due to ballast water in the social and economical context Notions of the biology of invasive species and the ecosystems must be more detailed in the courses. It is not enough to know the laws, but understand what justify them, and not just obey them due to punitive sanctions, because once it has comprehension it has some kind of natural obey, due to the true awareness about the problem. The theoretical basis followed the authors: Enrique Leff, Isabel Carvalho, Edgar Morin, Mauro Guimarães, Paulo Freire, Genebaldo Freire Dias, Ulrich Beck e Anthony Giddens.pt_BR
dc.format.extent172 p. : il. (algumas color.), grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁgua de lastro - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectBioinvasãopt_BR
dc.subjectBiologia marinhapt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleO conhecimento dos comandantes de navios sobre bioinvasão por água de lastro nos portos do Estado do Paraná e a importância da educação ambientalpt_BR
dc.typeTesept_BR


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