Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária
Visualizar/ Abrir
Data
2010Autor
Oliveira, Mauro Eduardo Soares de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A educação a distância, não é um método substitutivo da educação tradicional, onde aulas presenciais expositivas são sua principal característica, mas sim uma mudança de conceito, no qual o ducador deve estar pronto a alterar conceitos e se inteirar das facilidades e novidades que a tecnologia oferece. O Acadêmico por sua vez deixa de ser um agente passivo de recebimento de informações processadas e direcionadas para questões teóricas e passa ser agente de crescimento não só no que tange a capacitação teórica, mas também em sua prática profissional. Esse trabalho teve como
objetivos: 1) Congregar informações disponíveis a respeito da educação a distância e a educação a distância na medicina veterinária objetivando criar um meio de consulta sobre o assunto; 2) mostrar a aceitação e as respostas da utilização dessa metodologia de ensino para com os acadêmicos da disciplina de diagnóstico por imagem do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná; 3) Demonstrar também a aceitação e o efetivo desenvolvimento dessa modalidade de ensino em um curso de extensão, pósgraduação, sobre o diagnóstico por imagem na cavidade abdominal de cães e gatos. Como resultado da pesquisa obtivemos que os acadêmicos ainda estão arraigados aos conceitos de educação em que a transmissão passiva e direcionada ainda é prevalente, entretanto, dentro da pós-graduação pode-se
verificar que essa modalidade é plausível de realização podendo ser considerada uma inovação na forma de cursos de especialização na medicina veterinária nacional. Abstract: The distance learning is not a method to replace the traditional education where presence in the classroom is the main characteristic, but a new concept in which the educator must be ready to change concepts and interact with the new possibilities that technology offers. The student is no longer a passive agent who just receives the information catered for theoretical questions as he becomes a growing agent when it comes to theoretical capacitating and professional experience. This work’s objectives are: 1) gather information that is available on distance learning, plus specifics of distance learning on veterinary medicine creating a source for research in distance learning; 2) show the acceptanc and answers from the students of the course "diagnóstico por imagem" offered at the veterinary medicine school at niversidade Federal do Parana; 3) demonstrate the acceptance and effectiveness of this learning modality when applied to a graduate level course that targets image diagnostic for cats and dog’s abdominal cavity. The results of this research show that undergrad students are still linked to educational concepts where the passive interaction prevails; however in the graduate level, it can be verified that this modality is plausible of xecution, and to be considered as innovative in the specialization courses of veterinary medicine.
Collections
- Teses & Dissertações [9191]