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dc.contributor.authorGoulart, Marceli Behmpt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherScherer, Suelypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T14:59:46Z
dc.date.available2019-12-05T14:59:46Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22820
dc.descriptionAcompanha CD-ROMpt_BR
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionCo-Orientadora : Prof.ª Dr.ª Suely Schererpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/12/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.188-199pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo procura identificar elementos a serem considerados em uma proposta de formação de formadores (professores de Licenciatura em Matemática) para integrar o uso do computador na formação dos futuros professores de Matemática. Para tanto, busca-se identificar as características de uma proposta curricular para um curso de Licenciatura em Matemática que integre o uso significativo do computador na formação dos futuros professores e o que influencia o uso que esses formadores fazem do computador nos processos de ensino e de aprendizagem. O trabalho está fundamentado na abordagem onstrucionista, nos estágios do uso do computador, nos conhecimentos necessários aos professores e na abordagem experiencial. A revisão bibliográfica possibilitou que fossem definidas algumas características de um currículo de Licenciatura em Matemática que integre o uso do computador, como o primeiro elemento a ser considerado numa proposta de formação de formadores de futuros professores. Realizou-se a coleta de dados, por meio de três instrumentos: questionário, questionário por ramificações e autobiografia. Os dados foram obtidos via internet de 23 (vinte e três) professores de cursos de Licenciatura em atemática de universidades públicas paranaenses. A análise dos dados de natureza quantitativa e qualitativa levou à verificação da hipótese de que os professores da Licenciatura em Matemática fazem iferentes usos do computador, tanto pela identificação de que os formadores estão em diferentes estágios de uso, como pela frequência e finalidades com que usam o computador, sendo este um segundo elemento a ser considerado na elaboração de uma proposta de formação dos formadores para a integração do computador na formação inicial dos professores de Matemática. A análise também permitiu a identificação de outros elementos: considerar o domínio que esses formadores têm dos conhecimentos envolvidos no uso do computador em processos de ensino e aprendizagem; oferecer aos formadores, experiências que possibilitem a descoberta de outras potencialidades do computador, no que se refere ao seu uso em processos de ensino e aprendizagem; permitir o desenvolvimento de estratégias e soluções possíveis para contornar condições adversas e não ideais para o uso do computador, e a abordagem de temas relacionados às preocupações e necessidades de formação dos professores geradas pelo uso do computador.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to identify elements that will be considered in a proposal of mentor formation (Mathematics Degree professors) to integrate the use of the computer into the formation of future math eachers. To do so, this investigation seeks identify the characteristics of a curriculum proposal in a Mathematics Degree course integrating in a significative way the current use of the computer in the teaching and learning processes and what influences this procedure. This work is based on the constructionist approach, on the utilization level of computer using, on the necessary knowledge of the teachers and on the experiential approach. The bibliographical review made some definitions possible concerning the teaching curriculum in Mathematics Degree that integrate the use of the computer, as the first element being considered in a development proposal. The data was collected, by 3 instruments: questionnaire, branch questionnaire and autobiography. The data was obtained by internet from 23 (twenty- three) professors from Mathematics course of public universities from Paraná. The data analysis of quantitative and qualitative nature led to the hypothesis that the mathematics professors make different uses of the computer, not only by identifying that the professors are in different levels of use, but also how often they use the computer and why, this being a second element to be considered in the elaboration of a proposal of mentor formation to the integration of the computer in the initial development of mathematics teachers. It was also possible the identification of other elements: taking into consideration the professors mastery on computer knowledge involved in the teaching and learning processes; offering the professors experiences that make possible the discovery of other computer potentialities related to its use in teaching and learning; make possible the development of strategies and possible solutions for the professors preparation to face adverse and not ideal conditions to their work; and the approach of themes related to the preoccupations and development needs created by the use of the computer.pt_BR
dc.format.extent203 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR


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