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dc.contributor.advisorErthal, Cecilia Inespt_BR
dc.contributor.authorKou, Leiminpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduaçao em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2010-05-31T18:19:10Z
dc.date.available2010-05-31T18:19:10Z
dc.date.issued2010-05-31T18:19:10Z
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/22523
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação descreve um experimento prático do qual participaram três grupos de alunos universitários matriculados na disciplina de Língua Inglesa Instrumental da Universidade Federal do Paraná em 1984. O experimento foi elaborado a fim de investigar até que ponto o uso de textos específicos relacionados às áreas de estudo dos alunos poderia resultar num melhor desempenho dos mesmos na compreensão de leitura. Assim, o principal objetivo do estudo foi o de descobrir um procedimento satisfatório e eficaz para desenvolver a habilidade de leitura que possibilitaria aos alunos um aperfeiçoamento na compreensão de leitura. 0 método experimental constituiu-se de três tipos de procedimentos ao ensino da compreensão de leitura aplicados a três grupos de alunos. O Grupo A (grupo misto) trabalhou com textos considerados de 'interesse geral', o Grupo B (grupo misto) trabalhou com textos relacionados â área de estudo de cada aluno, enquanto o Grupo C (grupo específico) trabalhou com textos relacionados â área de Nutrição. Os modelos psicolingüísticos do processo de leitura de Goodman e Smith foram usados como base teórica para o planejamento do curso de leitura especialmente elaborado para esta pesquisa. Um pré-teste e um pós-teste foram aplicados para medir o desempenho inicial e final dos alunos na compreensão de leitura. Os resultados da análise estatística demonstraram que grupos homogêneos levando-se em consideração o ano acadêmico, a área de estudo e interesse dos alunos, desempenham melhor do que grupos heterogêneos, especialmente quando trabalham com textos específicos relacionados a suas áreas de estudo. Embora os resultados obtidos não nos ofereçam conclusões mais definidas sobre os grupos heterogêneos, eles nos fornecem diversas implicações pedagógicas úteis ao ensino e aprendizagem da compreensão de leitura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleESPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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