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dc.contributor.advisorErthal, Cecilia Inêspt_BR
dc.contributor.authorKou, Leiminpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T22:25:04Z
dc.date.available2020-06-18T22:25:04Z
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22523
dc.descriptionOrientador: Cecília Ines Erthalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Língua Inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação descreve um experimento prático do qual participaram três grupos de alunos universitários matriculados na disciplina de Língua Inglesa Instrumental da Universidade Federal do Paraná em 1984. O experimento foi elaborado a fim de investigar até que ponto o uso de textos específicos relacionados às áreas de estudo dos alunos poderia resultar num melhor desempenho dos mesmos na compreensão de leitura. Assim, o principal objetivo do estudo foi o de descobrir um procedimento satisfatório e eficaz para desenvolver a habilidade de leitura que possibilitaria aos alunos um aperfeiçoamento na compreensão de leitura. 0 método experimental constituiu-se de três tipos de procedimentos ao ensino da compreensão de leitura aplicados a três grupos de alunos. O Grupo A (grupo misto) trabalhou com textos considerados de 'interesse geral', o Grupo B (grupo misto) trabalhou com textos relacionados â área de estudo de cada aluno, enquanto o Grupo C (grupo específico) trabalhou com textos relacionados â área de Nutrição. Os modelos psicolingüísticos do processo de leitura de Goodman e Smith foram usados como base teórica para o planejamento do curso de leitura especialmente elaborado para esta pesquisa. Um pré-teste e um pós-teste foram aplicados para medir o desempenho inicial e final dos alunos na compreensão de leitura. Os resultados da análise estatística demonstraram que grupos homogêneos levando-se em consideração o ano acadêmico, a área de estudo e interesse dos alunos, desempenham melhor do que grupos heterogêneos, especialmente quando trabalham com textos específicos relacionados a suas áreas de estudo. Embora os resultados obtidos não nos ofereçam conclusões mais definidas sobre os grupos heterogêneos, eles nos fornecem diversas implicações pedagógicas úteis ao ensino e aprendizagem da compreensão de leitura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation describes a practical experiment involving three groups of undergraduate students taking English for Specific Purposes at the Federal University of Parana, in 1984. The experiment was conducted to investigate to what extent the use of specific texts related to students' specialist fields of study might result in a better reading comprehension performance from the students. Thus the main purpose of the study was to discover an acceptable, as well as, an effective procedure to develop reading skills which would enable ESP students to improve their reading of texts in English. The experimental method consisted of three procedures to the teaching of reading comprehension applied to three different ESP groups. Group A, a mixed group, worked with texts considered of 'general interest', Group B, a mixed group, worked with texts related to each student's subject area of study, and Group C, a specific group, worked with texts solely related to Food Science. Goodman and Smith's psycholinguistic models of the reading process provided the rationale for the design of the reading course especially devised for this research. A pre-test and a post-test were applied to measure the initial and final reading comprehension performance of the students. The statistical analysis of the results led to the conclusion that homogeneous groups as far as academic year, subject area of study and interest are concerned, perform at a more satisfactory level than heterogeneous groups, especially if specific texts related to the students' field of study are used. Although the results do not provide clear-cut conclusions about the heterogeneous groups they lead to several useful pedagogic implications for the teaching/learning of reading comprehension.pt_BR
dc.format.extent166 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleESP : An experiment with mixed and specific groups in reading comprehensionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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