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dc.contributor.authorMarmet, Lourdespt_BR
dc.contributor.otherArns, Otília, 1923-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-08T17:29:20Z
dc.date.available2020-06-08T17:29:20Z
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22519
dc.descriptionOrientador: Otília Arnspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Língua Inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo: No presente estudo fez-se uma analise das seqüências nominais que aparecem em textos da ciência da computação. Primeiramente selecionou-se uma série de seqüências do tipo N+N em vários livros e manuais de computação. Como as seqüências nominais representam formas compactas de estruturas mais longas onde os termos constituintes apresentam diversas formas de relação que nem sempre estão explícitas, fez-se um estudo geral dessa construção em várias gramáticas a fim de se verificar que tipos de relações são possíveis. Como alguns estudiosos já tentaram explicitar as relações que as seqüências nominais oferecem e procuraram classificá-las de acordo com as semelhanças , selecionaram-se dois desses modelos de análise e aplicaram-se os dados coletados as diversas categorias oferecidas pelos modelos. Os modelos foram comparados e avaliados a fim de se verificar sua adequação para o desenvolvimento de procedimentos pedagógicos eficientes. As categorias apresentadas pelos modelos eram insuficientes para cobrir todos os tipos de seqüências coletadas, porém, a investigação provou ser valida por revelar características estruturais que poderão ser utilizadas para o ensino da língua inglesa instrumental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study deals with the analysis of nominal sequences which appear in computer science texts. First a number of nominal sequences of the type N+N were selected from several books and manuals on computing. As nominal sequences represent abbreviated forms of longer structures where the constituent terms present several kinds of relationship which are not always explicit, a general survey of this construction was conducted in some grammar books in order to verify what sorts of relationship are possible. As some scholars have made an attempt to explicate such relationships and have tried to classify them according to their similarities, two of those models were selected and the collected data were applied to the various categories offered by the models. The models were compared and evaluated in order to verify their adequacy for the development of efficient pedagogical procedures. Although the categories presented by the models were insufficient to cover all the types of sequences collected, the investigation proved worthwhile because it revealed many structural features which may be used for the teaching of English as an instrumental language.pt_BR
dc.format.extent103 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleSeqüências nominais em textos da Ciência da Computaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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