Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArns, Otília, 1923-pt_BR
dc.contributor.authorMotti, Sandra Tellierpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-29T17:47:05Z
dc.date.available2020-05-29T17:47:05Z
dc.date.issued1984pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22510
dc.descriptionOrientador: Otilia Arnspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Língua Inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo: O propósito desta pesquisa pode ser visualizado sob dois aspectos fundamentais:o a obtenção de dados a respeito do papel desempenhado pelos fatores afetivos - atitude e motivação - na aprendizagem da língua inglesa, nas escolas particulares de segundo grau da comunidade de Ponta Grossa; o o levantamento da possível influência do meio sócio-econômico-cultural sobre esses fatores. A fundamentação do estudo foi realizada através da revisão do material bibliográfico existente sobre o assunto. Para a coleta dos dados essenciais ã pesquisa foram utilizados dois questionários aplicados aos informantes: alunos e pais de alunos das escolas acima referidas. Esses questionários foram, posteriormente, submetidos a processamento eletrônico. A análise dos dados obtidos levou à constatação dos seguintes resultados: 1. as atitudes de pais e alunos em relação à cultura norte-americana, apesar de levemente positivas, aproximam-se da indiferença; 2. os níveis de motivação integrativa e instrumental são extremamente baixos. Ainda em relação às hipóteses levantadas sobre possíveis correlações entre os fatores analisados, as provas de coeficiente de Kendal e Spearman indicaram uma correlação não significativa. Concluiu-se, através desses resultados, que alunos de escolas particulares de segundo grau da comunidade apresentam certa indiferença em relação à comunidade norte-americana, e níveis baixos de motivação instrumental e integrativa. Suas opiniões, nesse sentido, não estão sujeitas à influência do meio sócio-economico-cultural representado pela família. Dada a importância desses fatores afetivos no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, é necessário enfatizar que atitudes e motivação podem ser modificadas desde que se considerem as necessidades e objetivos dos alunos para a fixação de objetivos a serem perseguidos no curso. Dada a complexidade de um processo dessa natureza, sugere-se a realização de novas pesquisas sobre fatores psicológicos, intelectuais e sociais capazes de exercer influência nessa aprendizagem. O conhecimento abrangente dos fatores que realmente influenciam a aprendizagem da língua inglesa na comunidade pode vir propiciar um trabalho consciente no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem seguro e talvez mais bem sucedido.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research is aimed primarily at: o collecting data on the significance of affective factors - attitude and motivation - in the process of learning English as a foreign language among 15-to-18 years old students of private schools in Ponta Grossa, Parana; o finding out whether there is any correlation between these factors and socio-economic variables. The theoretical background of this work was built on a review of the available literature on the subject. Data were collected by means of two questionnaires which were applied to both students of the schools selected and their parents. The corpus of data was subsequently submitted to electronic processing. The results of the analysis of the collected data can be summarized as follows: o both parents' and students' attitudes towards North-American culture, although only slightly positive can be categorized as neutral; o the levels of integrative and instrumental motivation proved to be extremely low. In relation to the hypothesis raised about the variables under observation, Kendal and Spearman's proofs of correlation coeficient showed a non-significant correlation. In view of the results achieved we concluded that the students proved to share neutral attitudes in relation to North-American values, and low degrees of instrumental and integrative motivation. Their opinions on the other hand proved not to be influenced by their socio-economic and cultural back-ground. Considering that affective factors play an important role in the process of learning a foreign language, it is necessary to point out that both - attitude and motivation - can be changed as long as the students' needs and goals are taken into account before one establishes the aims and objectives of the language course they are going to take. The process of learning a foreign language is complex. It is, therefore, necessary to carry out more research on the psychological, intellectual and social aspects which influence it strongly. We believe that, on the basis of these factors which interfer in the process of learning English as a foreign language in the community, one can develop effective means for improving the process of teaching and learning the foreign language.pt_BR
dc.format.extent72 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleVariáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples