• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016015P0 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016015P0 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desempenho estrutural de vigas "I"constituídas por PLP e compensado de Pinus taeda L. E Eucalyptus dunnii Maiden e OSB de Pinus spp.

    Thumbnail
    View/Open
    Desempenho estrutural de vigas I constru?udas por PLP e compensado de Pinus taeda L. e Eucalyptus.pdf (72.48Mb)
    Date
    2013-06-25
    Author
    Pedrosa, Alexandre de Luna
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Vigas
    Compensados de madeira
    Madeira - Estruturas
    Resistencia de materiais
    Pinus taeda
    Eucalyptus dunnii
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho estrutural de Vigas "1" constituídas por painéis PLP e Compensados de Pinus tueda L. e Eucalyptus c/unnii Maiden e OSB de Pinus spp. produzidos na região Sul do Brasil, sendo motivado pela disposição de se introduzir o conceito de utilização estrutural dos painéis reconstituídos de madeira, que é ainda pouco reconhecido nacionalmente, mas que poderia trazer muitos beneficios ao setor da construção civil. Para a análise do desempenho, foram estudadas algumas propriedades fisicas e mecânicas, como primeiramente a massa específica aparente, o MOE, o MOR e a tensão máxima á compressão perpendicular dos materiais que compuseram os elementos estruturais, e posteriormente o MOE, MOR e a deflexão das vigas. O experimento foi estruturado de forma a combinar a composição das vigas com os dois tipos de flanges e três tipos de almas, constituindo 6 tratamentos. Inicialmente, com a análise das propriedades individuais dos materiais que os compuseram, buscou-se estimar a contribuição de cada um deles sobre o desempenho final das vigas. Os resultados dos testes preliminares efetuados com os compensados de Pinus e Eucalipto mostraram haver variação estatística das propriedades analisadas entre as chapas da mesma espécie, o que não ocorreu com o PLP, comprovando a eficácia da classificação das lâminas efetuada apenas para fabricação deste último. O OSB se mostrou bastante uniforme na maioria das propriedades, caracteristica que se deve provavelmente ao processo contínuo e altamente mecanizado de produção. Também foram realizadas análises de todas as propriedades, que revelaram diferenças significativas na comparação dos materiais. Estas diferenças possibilitaram a inferência de que as combinações nas vigas poderiam provocar uma variação entre os tratamentos. O MOE foi a única propriedade que apresentou diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos, enquanto que o MOR e a deflexão apresentaram diferença estatisticamente não significativa entre as combinações dos fatores. Entretanto, analisados separadamente, estes fatores apresentaram significativas variações, também maiores para o MOE. Com respeito aos materiais componentes das vigas, observou-se uma maior influência da variação da espécie nas flanges do que nas almas, com valores relativos significativQs. O OSB foi o responsável pela maior diferença entre os materiais das almas, apresentando valores entre os extremos supenores das propriedades MOE e deflexão, enquanto que o MOR apresentou valores extremos inferiores.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/2233
    Collections
    • Dissertações [600]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV