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dc.contributor.advisorMichelotto, Regina Maria, 1941-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorOliveira, Eliane Basilio dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T14:24:50Z
dc.date.available2022-12-01T14:24:50Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22167
dc.descriptionOrientadora: Regina Maria Michelottopt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Maria Dativa Salles Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/10/2001pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 187-197pt_BR
dc.descriptionLinha de Pesquisa: Educação e Trabalhopt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização da informática educativa em quatro escolas da Rede Municipal do Ensino de Curitiba, tendo como centro da pesquisa o projeto Digitando o Futuro, criado em 1998 pela Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com empresas do setor privado de informática. Utilizando como método de análise o materialismo histórico-dialético, fez-se a observação de vários temas relacionados ao uso da informática na educação: suas relações com o contexto histórico-político nacional e internacional e com as políticas educacionais influenciadas pelo neoliberalismo; os benefícios que as novas tecnologias proporcionam ao processo ensino-aprendizagem de professores e alunos na visão do professor; os interesses mercadológicos do projeto. Entre os métodos adotados para a realização do trabalho estão: pesquisas qualitativa e quantitativa, por meio de entrevistas com os vários segmentos envolvidos no Digitando o Futuro, e observação direta do desenvolvimento do projeto nas escolas. Para a realização do trabalho, dispôs-se de documentos oficiais do projeto, além de material veiculado na imprensa. Ao analisar o projeto, verificou-se que há uma secundarização de questões pedagógicas relevantes e a valorização de aspectos mercadológicos.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Le but de cette recherche est analyser l'utilisation de l'informatique éducatif en quatre écoles du réseau d'éducation publique de Curitiba. Le suject de cette recherche est le projet "Digitando o Futuro", creé en 1998 par la Mairie de Curitiba avec la participation de plusieurs enterprises d'informatique. Pour faire ce travail, nous avons utilisé le materialisme historique comme méthode d'analyse pour observer plusieurs subjets liés à l'utilisation d'informatique dans l'éducation: leurs raports avec les contextes historique et politique national et international et avec les politiques d'éducation influencées par le néolibéralisme; l'avantage que les nouvelles technologies emmenent au process d'apprentissage des professeurs et des éleves selon le point de vue du professeur; l'intérêt mercadologique du projet. Parmis les méthodes adoptées pour réaliser cette recherche, nous avons utilisé: les enquêtes avec plusieurs secteurs qui font partie du projet Digitando o Futuro, et l'observation direct du development du projet aux écoles. Pour faire cette recherche, nous avons aussi à notre disposition des documents officiels et informations publiées aux journaux. À la fin de cette recherche, nous avons découvert que les aspects mercadologiques sont plus valorisés que ceux pédagogiques.pt_BR
dc.format.extentvii, 208 f. : il. [algumas color.] ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectInformática - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTecnologia e educação : um estudo de caso do projeto Digitando o Futuro, da Rede Municipal de Ensino de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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