dc.contributor.author | Navarro, Rodrigo Tramutolo | pt_BR |
dc.contributor.other | César, Maria Rita de Assis, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T18:42:14Z | |
dc.date.available | 2020-07-01T18:42:14Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/21905 | |
dc.description | Orientadora: Maria Rita de Assis César | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa tem como propósito anunciar rupturas e continuidades nos discursos sobre o corpo e práticas educacionais na disciplina de Educação Física. Para tanto, foram analisados dois importantes documentos construídos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), entre os anos 1990 e 2006. Trata-se da leitura do Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (1990) e das Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (2006), respectivamente. Foram entrevistados três professores que estiveram envolvidos na construção destes documentos. Nesta pesquisa identificou-se um hibridismo teórico, isto é, uma sobreposição discursiva das teorizações em Educação Física, o que configurou aquilo que foi descrito no final desta pesquisa, em forma de ‘narrativa de ficção’, como um documento quimérico. Trata-se de uma metáfora, com a qual se estabeleceu uma analogia entre o mito da quimera e o formato final da versão até então editada das Diretrizes Curriculares de Educação Física do estado do Paraná. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The purpose of this research is to announce ruptures and ongoing in the discourses about the body and the educational practices in Physical Education. This, two important documents elaborated by Secretaria de Estado da Educação do Paraná, from 1990 to 2006, were analised. It is related to the Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (1990) reading to the public schools and to the Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (2006), respectively. Three teachers involved with the documents elaboration were interviewed. On this research, it has been identified a theoric hybridism, that means, a discursive overlapping of the Physical Education’s theories. This configurated what was described in the end of this research, in the shape of "fiction narrative", as a chimerical document. It is a metaphor, in which, it was established a analogy between the myth of chimera and the final version until then edited by Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. | pt_BR |
dc.format.extent | 179 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Curriculo - Estudo e ensino - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |