Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGarcia, Fátima Moraespt_BR
dc.contributor.otherKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T20:32:10Z
dc.date.available2020-07-29T20:32:10Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/21825
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Acácia Zeneida Kuenzerpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/03/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Trata-se esta pesquisa de um estudo de caso da Escola Oito de Agosto, implantada em um assentamento do MST, localizado no município de Candiota/RS. O estudo centrou-se na relação teoria e prática pedagógica. A aproximação e o entrosamento com a escola tornaramse uma necessidade iminente para que pudéssemos conhecer as suas contradições e como elas no dia-a-dia da escola estão imbricadas na relação teoria e prática pedagógica. Partimos do entendimento de que as dimensões da teoria e da prática contêm em si grande potencial explicativo das contradições que ocorrem nesse contexto. Analisar o lócus, a particularidade, onde uma educação com perspectiva de transformação social está em processo, em especial como uma possibilidade de constatar o movimento contraditório da construção de outra consciência e prática social pela via da escola formal, organizada dentro de um movimento social, é um desafio que vem sendo colocado para pesquisas comprometidas com a superação da educação unilateral que se reproduz na sociedade capitalista. O MST, ao longo de seus 25 anos, vem construindo uma proposta de educação com perspectiva socialista. Nesse seu processo de luta, tem buscado legitimar práticas sociais e políticas que abarquem esse propósito. A Escola é um dos principais alvos nesse caminho de construção social e formação humana, tendo sua teoria pedagógica como sustentação. Com o objetivo de potencializar a Escola nessa perspectiva, o problema da pesquisa buscou responder: Quais são as tensões e contradições existentes entre a teoria e a prática pedagógica da escola do MST que a faz se aproximar e se distanciar de uma pedagogia que contribua para superação do capital? Chegouse a uma conclusão provisória de que a Teoria Pedagógica do Movimento tem contribuído, em parte, para a efetivação de sua proposta por intermédio da Escola do MST, sendo que um dos motivos dessa limitação está no distanciamento de seus pressupostos teóricos em relação às demandas pedagógicas que a escola apresenta em sua realidade. Essa Escola do MST revelou a necessidade de construção de metodologias que viessem a dar conta de trabalhar a realidade e as contradições da prática social do assentamento. Tais conclusões apontam para a necessidade de um autoquestionamento, uma autocrítica por parte da teoria pedagógica e da própria escola do MST. Tanto em referência às suas concepções de fundo filosófico e pedagógico, como para uma revisão dos seus pressupostos, sua validade e aplicabilidade no campo metodológico e da prática pedagógica. Constatou-se que as tensões e contradições explicitadas nesta pesquisa não serão superadas e nem respondidas pela aplicabilidade de diferentes matrizes pedagógicas ou compreendendo o Movimento como princípio educativo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research concern in a case study of Escola Oito de Agosto, implanted in an MST settlement, located in the municipality of Candiota / RS. The study focused on the relationship between theory and pedagogical practice. The approach and meshing with the school became an imminent need that we might know its contradictions and how they in day-to-day school are embedded in the theory and pedagogical practice. We start from the understanding that the dimension of the theory and practice, in itself contains large potential to explain the contradictions that occur in this context. Analyze the locus, the particularity, where education with a perspective of social transformation is in process, in particular as an opportunity to see the contradictory movement of the construction of another consciousness and social practice through the school formal, organized within a social movement, it’s a challenge that has been put to research committed to overcoming one-sided education which is reproduced in capitalist society. The MST over its 25 years has built up a proposal for education with socialist perspective. In this process of struggle has sought to legitimize social practices and policies that cover this purpose. The school is a major target in this way build social and human development, and its theory as pedagogical support. In order to enhance the school this perspective, the problem of research sought to answer: What are the tensions and contradictions between theory and practice of teaching the school that the MST is to approach and move away from a pedagogy that helps to overcome the capital? Reached the provisional conclusion that the educational theory of the Movement has contributed in part to the realization of their proposal by the School of the MST, one of the reasons for this limitation is the distance from the assumptions in relation to pedagogical demands that the school presents in its reality. This School MST revealed the need to construct methodologies that were to work to realize the reality and the contradictions of the social practice of the settlement. These findings point to the need for a self-questioning, self-criticism on the part of educational theory and the school of the MST. Both in reference to their conceptions of the philosophical and pedagogical, and for a review of its assumptions, its validity and applicability in the field of methodological and pedagogical practice. It was found that the tensions and contradictions explained in this research will not be overcome and not answered by the applicability of different matrices or pedagogical understanding the Movement as an educational principle.pt_BR
dc.format.extent254 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)pt_BR
dc.subjectPedagogia - Teoriapt_BR
dc.subjectEducação rural - Brasilpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA contradição entre teoria e prática na escola do MSTpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples