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dc.contributor.otherAlmeida, Lauro Brito de, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.creatorOliveira, Ester Marlene Kurtz dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T19:23:44Z
dc.date.available2022-11-08T19:23:44Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/21248
dc.descriptionOrientador: Lauro Brito de Almeidapt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Contabilidade gerencialpt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desse estudo é a investigação das dificuldades na implementação do Balanced Scorecard em uma empresa de automação de varejo, segundo a percepção de seus gestores. A questão central da dissertação foi a avaliação, sob a ótica dos gestores, das dificuldades para contornar os problemas enfrentados na implementação do Balanced Scorecard. Para atingir o objetivo central da pesquisa, primeiramente procurou-se verificar o conhecimento disseminado na literatura, objetivando encontrar elementos explicativos para o estudo na empresa pesquisada. Foram levantados 54 (cinquenta e quatro) fatores, apontados pela literatura como situações que podem influenciar no sucesso do Balanced Scorecard. As situações críticas foram segregadas em quatro grupos de acordo com as etapas do processo: ao decidir implantar; antes de começar a implantar; ao desenhar; ao implantar e ao sustentar e, a partir daí, procurou-se um novo ordenamento, classificando as situações críticas de acordo como grau de severidade dos efeitos nocivos à metodologia e o grau de dificuldade para superação dos impactos negativos. Desenvolveu-se um estudo de caso junto a uma empresa do setor de automação de varejo, com sede em Curitiba e de atuação nacional e internacional, utilizando-se como instrumento para coleta de dados análises de documentos e entrevistas semiestruturadas com dois executivos responsáveis pela implementação e manutenção do Balanced Scorecard: o gerente de Processos e o Scorekeeper. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo, do ponto de vista da abordagem, e ainda como exploratório, sob a ótica de seus objetivos. Os resultados da pesquisa apontam que não necessariamente os potenciais problemas apontados na literatura, demandam de esforços adicionais na empresa pesquisada.pt_BR
dc.format.extent242f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEficiencia organizacionalpt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCiencias Contábeispt_BR
dc.titleBalanced Scorecard : um estudo empírico sobre as dificuldades de implantaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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