Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarques, Antonio Carlos Conceiçãopt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-29T12:02:06Z
dc.date.available2020-10-29T12:02:06Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/21099
dc.descriptionOrientadora: Porfª. Drª. Glaucia Silvia Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito da formação dos professores no Projeto Um Computador por Aluno - UCA. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, buscaram-se os estudos de Libâneo (2004), Lévy (2000), Castells (1999), Mercado (1999), Sancho e Hernández (2006), Valente (2009), Brito (2008), Brasil (1997), entre outros, e para a análise dos dados obtidos, Bardin (1977). Para alcançar o objetivo proposto, foi feita uma pesquisa com 5 (cinco) professores da Escola X, que deram suas opiniões a respeito do Projeto UCA em sua escola. Além disso, foram coletadas informações junto a 15 (quinze) alunos da mesma instituição, que apresentaram suas percepções sobre o projeto em tela. A escola foi selecionada pois é uma das primeiras a implantar o UCA no Brasil. Também foi feita uma análise das falas de três professores no Youtube, os quais prestaram suas impressões sobre a sua formação no contexto das tecnologias de informação da pesquisa mostram que existe uma convergência entre a teoria e a prática apresentada, ou seja, as opiniões de alunos e professores apontam para uma realidade nada animadora: a formação dos professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o Projeto UCA ainda é deficiente, opinião esta sustentada por muitos teóricos. Ficou claro assim, que a formação dos professores na prática não se concretiza, pois eles tem despreparo profissional e falta de um projeto pedagógico que possa facilitar o uso do computador. Esse resultado abre espaço para que se busquem caminhos para equacionar esse problema, como o investimento do poder público numa formação de professores adequada para este início do século XXI e para atender às demandas dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aims to make a reflection about the training of teachers in the project One Laptop per Student - UCA. In support of this theory research, the authors searched for studies Libâneo (2004), Levy (2000), Castells (1999), Mercado (1999), Sancho and Hernández (2006), Valente (2009), Brito (2008), Brazil (1997), among others, and to analyze the data obtained, Bardin (1977). To achieve the proposed objective, a survey was made with five (5) X School teachers, who gave their views on the UCA project at his school. In addition, information was collected along the 15 (fifteen) students from the same institution, who presented their perceptions on the project screen. The school was selected because it is one of the first to deploy the Institute in Brazil. Was also made an analysis of the speeches of three teachers on Youtube, which offered their views on their training in the context of information technology and communication. The survey results show that there is a convergence between theory and practice presented, namely the views of pupils and teachers point to a bleak reality: the training of teachers in the use of information technology and communication, Project is still poor, a view held by many theorists. It was clear therefore that the training of teachers in practice is not realized, they have a lack of professional preparation and lack of an educational project that would facilitate the use of computers. This result paves the way for a search for ways to consider this issue, as the government's investment in teacher training appropriate to the beginning of this century and to meet the demands of students.pt_BR
dc.format.extent93 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino gerenciado por computadorpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples