A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a inclusão no ensino superior

View/ Open
Date
2009Author
Ansay, Noemi Nascimento
Metadata
Show full item recordSubject
Surdos - EducaçãoSurdos - Condições sociais
Dissertações - Educação
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este estudo trata da trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a inclusão no Ensino Superior. Utilizando a abordagem qualitativa procuramos conhecer através do depoimento de alunos surdos os fatores que contribuíram para o seu avanço acadêmico e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com sujeitos surdos que frequentavam no momento da pesquisa as universidades de Curitiba no ano de 2007. Devido às especificidades dos participantes da pesquisa as entrevistas foram realizadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para aqueles alunos que a utilizavam como primeira língua e, para os demais, utilizamos a comunicação oral na Língua Portuguesa. Partindo das entrevistas com os alunos surdos extraímos os seguintes eixos temáticos: I) Caracterização dos sujeitosinterlocutores da pesquisa, suas representações sobre a surdez e o papel exercido pela família em sua trajetória educacional II) Ensino comum ou especial, frequentado pelos alunos participantes da pesquisa III) Ingresso e permanência do aluno surdo no Ensino Superior. Analisando a trajetória dos alunos surdos encontramos diferentes aspectos relacionados ao avanço escolar dos mesmos. Entre eles podemos citar: mudanças na legislação, participação dos surdos em pesquisas e movimentos políticos-pedagógicos, participação da família, mudanças atitudinais nas relações interpessoais relacionadas aos professores e colegas, o uso de recursos visuais adequados nas práticas pedagógicas. Evidencia-se desta maneira que são as ações conjuntas e integradas que trazem novas possibilidades de enfrentamento aos obstáculos encontrados ao longo da trajetória dos alunos surdos até a universidade. Abstract: This study concerns the deaf student's school journey and its relation with the inclusion in the Higher Education. Using qualitative approach attempts to know through the deaf students interviews the factors that contributed to their academic advance and the challenges and possibilities they found in the Higher Education. There were accomplished nine interviews partially structured with deaf students that would attend in the research phase Curitiba's Universities in the year of 2007. Due to the specificity of the participants of the research the interviews were accomplished in the Brazilian Language of Sign (LIBRAS) for those students who used it as a first language and, for the others, was used the oral communication in Portuguese Language. Starting up with interviews with the deaf students was found the next thematic axises: I) Research characterization of the participants, their representations on the deafness and the role exercised by the family in their educational journey II) Common or special teaching, attended by the participants students of the research III) The entrance and the student's deaf permanence in the Higher Education. Analyzing students' deaf journey was found different aspects related to school advance. Among them could be mentioned: Changes in the legislation, participation of the deaf in researches and pedagogical political actions, family participation, behavior changes in their interpersonal relationships with teachers and colleagues, the resources used adapting the visual in the pedagogical practices. It brings up evidences that are the integrated actions that open new possibilities to face the obstacles found along the students' deaf journey until the university.
Collections
- Teses & Dissertações [8510]