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dc.contributor.authorLimont, Marcelopt_BR
dc.contributor.otherTeixeira, Cristina Frutuoso, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-26T16:15:00Z
dc.date.available2020-10-26T16:15:00Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/20685
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Cristina Frutuoso Teixeirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Os conflitos ambientais constituem uma realidade que, cada vez mais, tende a ocupar espaço nas discussões sobre os processos de transformação econômica e social dos territórios. No processo de mediação desses conflitos a participação da sociedade é considerada estruturante. Entretanto, normatizar processos de gestão ambiental pública que consideram e valorizam a dimensão da participação em sua estrutura, não garante sua efetividade, uma vez que a nossa sociedade é marcada por desigualdades de condições de participação, entendidas aqui como assimetrias. Nas unidades de conservação, os conselhos gestores que, historicamente, configuram uma dimensão da chamada esfera pública, são os espaços que viabilizam a participação e o controle social sobre o uso e a apropriação dos recursos naturais protegidos. Entre os esforços para garantir a efetividade desses espaços, a educação surge enquanto possibilidade. Assim, esta pesquisa busca identificar, através de um estudo de caso, os aspectos e as influências da educação nos processos participativos de gestão ambiental pública em unidades de conservação. Para tanto, será analisado o processo educativo que norteou a formação do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The environmental conflicts are a reality that, increasingly, tends to occupy space in the discussions on the processes of economic and social transformation of the territories. In the process of mediation of conflicts in society's participation is considered structuring. However, standardize environmental public management processes that consider the size and value of participation in its structure, does not guarantee its effectiveness, since our society is marked by inequality of conditions for participation, understood here as asymmetries. In conservation units, the management councils that historically, call up a dimension of public sphere, are the spaces that enable the participation and social control over the use and ow nership of natural resources protected. Among efforts to ensure the effectiveness of these spaces, education emerges as a possibility. Thus, this research seeks to identify, through a case study, the aspects and influences of education in participatory processes of environmental public management on conservation units. It is considered the educational process that guided the formation of the management council the Environmental Protection Area of Guaraqueçaba.pt_BR
dc.format.extent133 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGestão ambiental - Educaçãopt_BR
dc.subjectGuaraqueçaba (PR) - Gestão ambientalpt_BR
dc.subjectRecursos naturais - Gestão ambientalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação e participação social na APA de Guaraqueçaba : a capacitação como possibilidade na mediação de conflitos ambientaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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