Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Sergio Luis dopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-18T13:05:16Z
dc.date.available2020-09-18T13:05:16Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/20671
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Na dissertação se efetuou análise dos discursos sobre os segmentos raciais negros e brancos em livros didáticos de Ensino Religioso de 5ª e de 8ª séries do ensino Fundamental, publicados entre 1977 e 2007. A análise foi produzida nos contextos interpretativos da teoria da ideologia (Thompson, 1995) e dos estudos contemporâneos sobre discursos racistas. Além disso, manteve-se como foco os possíveis impactos da movimentação em torno do tema na produção de discurso racista em livros didáticos de Ensino Religioso, procurando contemplar livros didáticos produzidos de acordo com os três modelos tradicionalmente presentes em diversas escolas do Brasil, a saber: as concepções denominadas Confessional, Interconfessional e a Fenomenológica. A análise foi realizada em perspectiva diacrônica. Foi adotada a proposta metodológica de Hermenêutica de Profundidade/HP (Thompson, 1995), envolvendo três níveis de análise. O primeiro nível foi a análise sócio-histórica de produção simbólica, que baseou-se em: a) discussão sobre aspectos teórico-conceituais acerca do racismo e das relações entre negros e brancos no Brasil; b) revisão de estudos sobre desigualdades raciais em livros didáticos brasileiros e em livros de ensino religioso; c) uma revisão sobre a história do Ensino Religioso nas escolas brasileiras e os modelos temáticos nesse campo do conhecimento que vieram se construindo ao longo do período recente e estabeleceram nuances de identidade pedagógica, no que se refere aos modelos: Confessional, Interconfessional e Fenomenológico. Traçamos um panorama das religiões no Brasil e a consonância das diversas manifestações religiosas, até chegar ao cenário democrático representado na legislação que pela lei nº 9.475/97 (LDB) que assegura o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil. O segundo, a análise formal ou discursiva, consistiu na análise interna às próprias formas simbólicas, à qual buscou-se integrar técnicas de análise de conteúdo. Para análise quantitativa foi analisada uma amostra de 229 unidades de leitura, retiradas de 20 livros didáticos de Ensino Religioso de 5ª e de 8ª séries do Ensino Fundamental, nas quais foram observados 468 personagens nos textos e 433 personagens nas ilustrações. O terceiro nível de análise consistiu na interpretação/reinterpretação das formas simbólicas e como podem ser utilizadas para estabelecer e manter relações de poder desiguais entre os grupos raciais. Os personagens negros analisados, no modelo Confessional, foram submetidos, principalmente, a uma estratégia ideológica de dissimulação que ocultava, negava a existência social desse grupo étnico. Além disso, observamos que nos selos publicados e classificados do modelo Interconfessional, em seu conteúdo as formas simbólicas atuaram de forma a naturalizar os personagens brancos como representantes da espécie e como interlocutores em potencial dos textos. O modo de operação ideológica da fragmentação foi identificado nos três modelos e o principal nas publicações mais recentes como os que são classificados de Fenomenológicos. Os livros desse modelo apresentaram, ao mesmo tempo, rupturas e permanências nos discursos sobre os personagens negros e brancos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The paper analyzes the discourses on Blacks and Whites characters, in school books generally used to teach Religion, from the 5th to the 8th year, of the First Grade, published between 1977 and 2007. The analysis was produced over interpretative contexts of the theory of ideology (Thompson, 1995) and contemporary studies on racist discourses. Furthermore, it was kept the focus on possible impacts related to the dynamics around the theme, in the production of racist discourse in school books used to teach religion, aiming at encompassing school books printed in accordance with the three models traditionally present in several different schools, all over Brazil, that is: the so-called Confessional, Inter-Confessional and Phenomenological conceptions. The analysis was carried out from a diachronic perspective. The Depth Hermeneutics/HP (Thompson, 1995) methodology was adopted, involving three different levels of analysis. The first was the social-historical analysis of the symbolic production, based on: a) discussion about theoreticalconceptual aspects of racism and the relationships between Blacks and Whites in Brazil; b) review of studies on race inequalities in Brazilian school books and in religion teaching books; c) review of the history of Religion Teaching in Brazilian schools and thematic models in this field of knowledge that have been built along the recent period and established the nuances of the pedagogical identity, in connection with the models: Confessional, Inter-Confessional and Phenomenological. We have drawn the scenario of all religions in Brazil and the consonance of several different religious manifestations, until we got to the democratic scenario represented in the legislation that, by means of Law no. 9475/97 (LDB), ensures the respect for cultural and religious diversity in Brazil. The second was the formal or discursive analysis consisting from the internal analysis to the very symbolic shapes, to which were integrated contents-analysis techniques. For the quantitative analysis it was subjected a sample with 229 reading units, taken from 20 different school books, for religion teaching from the 5th to 8th years, of the First Grade, in which 468 characters were observed in the texts and 433 characters in the illustrations. The third level of analysis was the interpretation/re-interpretation of the symbolic shapes and how they can be used to establish and keep relationships of uneven power between the races. The analyzed black characters, in the Confessional model, were submitted, mainly, to an ideological strategy of dissimulation that hid and denied the social existence of this ethnical group. Moreover, we have observed the stamps published and classified according to the inter-confessional model, which, in the contents, the symbolic shapes have worked in order to naturalize the White characters as the representatives of the species and also as potential interlocutors in the texts. The ideological operation approach of fragmenting was not identified in the three models and the main in the most recent publications such as the ones assorted as Phenomenological. The books in this model presented, at the same time, ruptures and permanencies in the discourses about black and white characters.pt_BR
dc.format.extent305 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRacismo nos livros didaticospt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectNegros - Religiãopt_BR
dc.subjectRacismo - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelações raciais em livros didáticos de ensino religioso do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples